Música

Salve Jorge: músicas para celebrar o dia do guerreiro da Capadócia

quinta, 23 de abril de 2020

Compartilhar:

São Jorge é certamente um dos santos mais adorados pelo Brasil afora. No Estado do Rio de Janeiro, por exemplo, teve de ser oficializado como padroeiro extraoficial, ao lado de São Sebastião, e seu dia é hoje celebrado como feriado estadual, espalhando festas em diversos cantos e por grupos os mais distintos. 

A História conta que o santo também conhecido como Jorge da Capadócia ou Jorge de Lida, foi um soldado romano no exército do imperador Diocleciano. Uma das lendas mais famosas em torno de sua figura, que é decisiva para o seu simbolismo, tem a ver com sua “alma de guerreiro”. Conta-se que Jorge salvou a população de uma cidade libanesa que estava sendo ameaçada por um dragão ao matar a fera com sua lança. 

No Brasil,  a devoção a São Jorge e o fascínio em torno de sua história se refletiu também  em nossa memória musical. São muitas as músicas que exaltam a fé nesse guerreiro. Abaixo, listamos algumas delas. 

Jorge da Capadócia - Jorge Ben Jor

Uma das músicas mais conhecidas sobre São Jorge foi composta pelo xará Jorge Ben Jor para o disco "Solta o Pavão”, de 1975. Citando uma famosa oração popular, a letra descreve o sentimento de força e proteção que vem a partir da fé. Vestido com as roupas e as armas de Jorge, é impossível ser atingido por qualquer obstáculo. 

Além dessa, Jorge Ben gravou também em homenagem ao santo a música “Cavaleiro do cavalo imaculado”, no álbum “África Brasil”. Dentre muitas outras homenagens, seu famoso disco de 1993 foi intitulado “23” em referência ao dia de São Jorge, celebrado em 23 de abril, e traz na capa uma figura do guerreiro em seu cavalo.


Alma de Guerreiro - Seu Jorge

Seu Jorge, outro xará do santo, compôs a música Alma de guerreiro para a abertura da novela Salve Jorge, de Glória Perez, exibida em 2012. A trama, ambientada na Turquia, explorava a devoção do brasileiro ao guerreiro e a força penetrante que sua imagem possui na cultura popular. A envolvente música de Seu Jorge fala exatamente sobre isso: a incansável luta de São Jorge em matar “um dragão por dia” sem nunca desistir talvez seja o que o aproxima tanto do povo brasileiro. 


Lua de São Jorge - Caetano Veloso 

A relação de São Jorge com a lua, tão viva em nosso imaginário, é algo puramente brasileiro. Durante o processo de sincretismo religioso entre o Cristianismo e as religiões de matizes africanas, São Jorge passou a ser associado a Ogum, um orixá ligado à natureza e sobretudo ao elemento lunar. Assim, diz a tradição que as manchas que vemos na lua representam o santo, seu cavalo e sua espada, pronto para defender os que buscam sua ajuda. 

Lançada por Caetano Veloso no antológico álbum “Cinema Transcendental”, a música Lua de São Jorgefala justamente de uma “lua brasileira”, que protege e encanta o país “de Norte a Sul”. 


Ogum - Zeca Pagodinho

Gravada por Zeca Pagodinho no álbum “Uma prova de amor”, essa música traduz perfeitamente o processo de sincretismo entre o São Jorge cristão e o orixá africano de Aruanda, que é também associado à guerra e à luta. A letra de Claudemir e Marquinho PQD mostra a disposição do brasileiro para a fé de todos os tipos: 

Sou um soldado de Ogum
Devoto dessa imensa legião de Jorge
Eu sincretizado na fé
Sou carregado de axé
E protegido por um cavaleiro nobre

A música foi gravada com participação de Jorge Ben Jor, outro famoso devoto do santo, que declama a famosa oração imortalizada em sua voz. 


Além de muitas outras músicas que Zeca Pagodinho gravou em homenagem ao seu santo preferido, destaca-sePra São Jorge, que também enfatiza seu sincretismo com Ogum


Alcione - São Jorge 

No disco “Emoções Reais”, de 1990, Alcione também explicitou a devoção sincrética entre o santo cristão que veio da Capadócia e o orixá que veio de Aruanda na música “São Jorge”, de autoria dos mestres Claudinho Azeredo e Paulo César Pinheiro

Aruanda chamou, eu virei orixá
Cavaleiro de Oxalá
Hoje eu sou defensor, guardião do luar
Sou São Jorge, Ogum Beira-Mar


Medalha de São Jorge - Maria Bethânia 

Maria Bethânia é uma das vozes mais potentes da fé brasileira. Em sua discografia, há músicas que gravou para Iansã, Nossa Senhora, Santa Bárbara, Xangô, Santo Antônio  e, claro, São Jorge

No disco “Olho D´água”, de 1992, a Abelha Rainha gravou Medalha de São Jorge, de autoria de Moacyr Luz e Aldir Blanc. Uma trinca que só poderia resultar em uma canção tão poética e sensível com essa. 


Metá Metá - São Jorge

A força invencível de São Jorge também foi exaltada pelo Metá Metá, trio paulista formado por Juçara Marçal, Kiko Dinucci e Thiago França. A música “São Jorge” explora bem a força e o autocontrole obtidos através da fé no guerreiro. 


Se lembrou de mais alguma música com essa temática, não deixe de contar pra gente nos comentários. 

E salve Jorge! 

Comentários

Divulgue seu lançamento