Tema do Mês

Vozes da Nossa Música - Os Conjuntos Vocais da MPB

Por Ana Carolina Alvarenga

terça, 30 de abril de 2024

Compartilhar:

Neste mês de maio, o IMMuB homenageia os grandes conjuntos vocais da nossa música, focando especialmente dos anos 30 aos 70! Confira a nossa playlist exclusiva clicando AQUI. 

Os grupos vocais são formações musicais compostas por várias vozes que cantam em conjunto. Esses grupos podem variar em tamanho e estilo, mas todos têm em comum a harmonia e a expressão vocal. 

Um dos pioneiros foi o Bando de Tangarás, que tinha em sua formação grandes ícones como Noel Rosa e Braguinha. Mesmo com sua dissolução em 1933, eles caíram na boca do povo rapidamente, criando uma tradição forte no cenário nacional desde 1930, no ápice da rádio. 

Outro conjunto da mesma época mostrou que seria possível expandir essa herança cultural para todo o mundo. O Bando da Lua foi formado em 1929, e se popularizou ao acompanhar Carmen Miranda. Certo dia, Carmen foi convidada pelo empresário teatral Lee Shubert para apresentações nos Estados Unidos. Ela aceitou e ainda levou o Bando da Lua consigo, internacionalizando a carreira do grupo, com grandes apresentações e participações em filmes. Assim, o Bando abriu portas para que outros conjuntos pudessem alcançar a fama no exterior posteriormente, como o Quarteto em Cy (The Girls From Bahia) e Os Três Morais (Os Três Brasileiros). 

Além de tudo isso, os conjuntos vocais participaram e até influenciaram o surgimento de alguns movimentos. Os Cariocas foram uma peça chave para a popularização da Bossa Nova, com “Tim Tim por Tim Tim”. E como falar de samba sem falar do pioneiro do gênero, os Demônios da Garoa, com suas interpretações de Adoniran Barbosa


Os conjuntos começaram a ganhar ainda mais força com a ascensão dos festivais, durante o período da ditadura. Quem lembra do MPB4 se apresentando “Roda Viva” com Chico Buarque no Festival da Record de 1967? Ou do Trio Marayá e Trio Novo acompanhando Jair Rodrigues na icônica apresentação de “Disparada"

Nas décadas de 1970 e 1980, os principais expoentes foram o Boca Livre e o 14 Bis.

Esses são apenas alguns exemplos dos muitos que iremos abordar neste mês. Os conjuntos vocais não apenas entoam melodias que ecoaram através das décadas, mas também ajudaram a moldar e definir os sons de diferentes períodos da nossa rica história musical. Suas harmonias refletem ainda hoje, lembrando-nos da diversidade e da profundidade da música brasileira. Que neste mês de maio possamos celebrar não apenas os conjuntos vocais em si, mas também o legado duradouro que deixaram em nossa cultura musical.

Confira a playlist exclusiva do tema do mês clicando AQUI 

Comentários

Divulgue seu lançamento