MPB com tudo dentro

Rodrigo Faour entrevista Fernanda Abreu e Valesca Popozuda

quarta, 08 de agosto de 2018

Compartilhar:

Fernanda Abreu e Valesca Popozuda, o que essas duas cantoras tem em comum? A paixão pelo funk carioca! No vídeo de hoje Rodrigo Faour entrevista Fernanda e Valesca, entrando em assuntos como a inclusão das mulheres no meio musical, a evolução do funk e a ditadura da beleza, o que leva a debates de extrema importância na atualidade.

Assim como Nara Leão, Fernanda Abreu descobriu os bailes funks cariocas em 89 com o DJ Marlboro e levou essa nova batida para a zona sul da cidade maravilhosa, através de seus discos, dando visibilidade ao som das periferias locais. Era a visão de fora dos subúrbios para o mundo.

Alguns anos depois, surge uma figura que seria um ícone da mulher dentro do funk e um produto legítimo do mesmo, a Valesca Popozuda. Valesca se encantou pelo funk desde pequena, quando frequentava os bailes da aclamada Furacão 2000. As enormes equipes de som, os DJs e as batalhas de passinhos independentes faziam o coração da funkeira descer até o chão. Sua primeira atuação profissional dentro do funk começou como dançarina e cantora do grupo Gaiola das Popozudas, explodindo nas paradas de sucesso com a música “Agora Eu Sou Solteira”, que mostrava a independência das mulheres em relação aos homens quando o assunto era sexo, fazendo o DJ aumentar o som. Era a visão de dentro dos subúrbios para o mundo.

Neste bate-papo, as cantoras falam sobre padrões de beleza impostos para as mulheres, tanto na geração da Fernanda quanto na da Valesca e em como isso se tornou um problema -pelas pressões do meio musical na imagem malhada e perfeita do corpo feminino- e até mesmo uma solução -pois em suas músicas viam espaço para criticar essa imposição- “batendo de frente” e firmando o pé no chão contra o que tachavam como belo.

Faour realmente sabe pegar elementos distintos e tornar em algo homogêneo como essa entrevista de hoje, rica em informações e debates atuais sobre o mundo do batidão. Destrinchando assuntos como as várias facetas do funk, a temática da ostentação do corpo, o posicionamento das mulheres a certa de assuntos polêmicos, o olhar sobre o machismo e até mesmo questões polêmicas como feminismo e drogas, essa entrevista está imperdível! Aperte o play e venha conferir esse “beijinho no ombro” de entrevista!!


Comentários

Divulgue seu lançamento