Leila Maria canta seu CD TEMPO

quarta, 23 de janeiro de 2019

Compartilhar:

Há quase dois anos, quando o álbum “Tempo” ainda estava no plano das ideias, o radialista e um dos maiores especialistas de jazz do Brasil, Nelson Tolipan (1936-2018) conversou com Leila Maria e, ao saber que seu álbum seria em português, afirmou: “Você canta com verdade e vontade de qualquer maneira. Na língua que for. Cantar com prazer é o que faz suas músicas serem boas”. Leila, que viu seus olhos serem abertos naquele momento, já não se importava se suas músicas serviriam ao mercado ou qual seria a opinião pública, mas acreditava no que estava fazendo e na paixão que imprimia em cada verso. “Amo cantar em inglês e em português, mas antes disso eu amo cantar, principalmente quando expresso aquilo que eu penso. Na língua que for, quem ouvir terá o melhor de mim”, revelou.

Depois do elogiado e premiado álbum Leila Maria canta Billie Holiday in Rio (“Melhor álbum em língua estrangeira” no Prêmio da Música Brasileira de 2014), Leila Maria apresenta um projeto autoral e inédito. Segundo lançamento de Leila pela Biscoito Fino, o álbum Tempo chega agora às plataformas digitais e lojas físicas.

“Na verdade, Tempo antecede o projeto em inglês. Rodrigo Braga (produtor e músico) e eu vínhamos trabalhando nele devagar, até que, inesperadamente, o querido amigo Pedro Lazera, me fez o convite para gravar as canções tornadas famosas por Billie. Não dava pra recusar um pedido dele, até porque o investimento foi muito grande e me possibilitou convidar um maravilhoso time de músicos”, conta Leila sobre a cronologia dos projetos.

Desde o seu álbum de estreia, de 1997, Leila não lançava um álbum como Tempo: “Mesmo o meu primeiro CD, Da Cabeça aos Pés, não era 100% autoral: eram quatorze músicas, das quais sete eram minhas e as outras, regravações. Em Tempo mantenho a proporção, e cinco são minhas (uma em parceria com o Rodrigo) e as outras, à exceção da regravação de uma música de Sueli Costa, também são inéditas. Eu estava querendo e precisando cantar em Português, minha língua querida e tão cheia de vogais!”, completa.

Por Rodrigo Braga, músico e produtor:

Esse álbum surgiu basicamente de dois desejos da cantora. O primeiro era uma necessidade visceral para Leila Maria: cantar em português. O segundo veio como o desenvolvimento natural da nossa relação profissional, iniciada em 2002. Desde então, estive presente como músico e amigo em praticamente todos os passos de sua carreira, até aqui.

Como pianista, pude aprender e praticar a linguagem jazzística com Leila, que de fato me iniciou no repertório das grandes vozes do jazz em seu show “Billie, Ella e Eu”, que apresentamos juntos - voz e piano - por muitos anos seguidos. Estive nas turnês de lançamento dos álbuns “Off Key” (2004) e “Canções do amor de iguais” (2006) – neste último, participando também na gravação da única faixa dedicada ao jazz do álbum.

Leila Maria, como quase todas as grandes cantoras, precisava de um "músico de confiança” ao seu lado e eu, a partir de um grande convívio, ocupei esse posto. Na realização do álbum “Holiday in Rio - Leila canta Billie”, no qual Leila teve maior autonomia para decidir com quem gravaria, além de tocar o piano, pude participar como arranjador de duas faixas junto a um elenco estelar de pianistas e arranjadores. Depois desse projeto, decidimos enfim realizar o desejo, que agora também era meu, de produzir e arranjar um álbum inteiro e inédito de Leila Maria.

Desde 2002 trabalho em casa, com gravações de trilhas sonoras para teatro e cinema. Com a chegada das modernas técnicas, passou a ser possível “samplear” ferramentas que transformam qualquer som, qualquer timbre e qualquer instrumento acústico em um instrumento virtual, que pode ser executado em um teclado com porta USB. Foi juntando esse desejo de produzir um repertório novo, original e completamente em português, com as possibilidades que a minha experiência com os instrumentos virtuais proporcionava, que passamos a compor e escolher repertório, sem comprometimentos estéticos ou mercadológicos. Assim surgiu a oportunidade de realizar o álbum “Tempo”.

Trabalhamos duro juntos para alcançar a concepção musical perfeita para as canções - pois sim, Leila queria falar com propriedade os textos das músicas, como um “instrumento-voz” inteligível, daí a escolha de cantar em Português. Leila sempre com os olhos e ouvidos voltados ao texto e eu como um ávido pintor de telas, trabalhando ao estilo “Picasso” - desenhando e apagando e tornando a desenhar por cima, até a pintura “completa” emergir, envolvendo o texto.

Tecnicamente, estive a trabalhar com o que há de mais recente em tecnologia de gravações e instrumentos virtuais. Todos os instrumentos de orquestra utilizados, além de bateria, baixo e percussão, vêm da minha execução ao teclado de instrumentos da assinatura Composer Cloud X - premiados "samplers" de instrumentos acústicos da East West - , corporação especializada em modernas técnicas de “sampleamento” digital, em Los Angeles. Todos os demais instrumentos, como guitarras elétricas, violões e pianos acústicos e elétricos, são o que são. Alguns solos de instrumentos de sopros e o naipe de metais também são o que são.

“Tempo" é um álbum que celebra o próprio tempo. O tempo de esperar, de criar, de plantar e de colher. Utiliza a tecnologia do nosso tempo a favor de algo que ultrapassa e cruza todos os tempos: nossa capacidade de fazer e nossa necessidade de ouvir - boa música.

LEILA MARIA CANTORA E COMPOSITORA

Dona de uma voz marcante, Leila Maria alia o fraseado jazzístico ao senso rítmico inato de quem tem suas raízes em Madureira, bairro carioca que abriga duas das mais tradicionais escolas de samba do Rio: Portela e Império Serrano.

O período cantando com Paulo Moura, consolidou seu estilo que mescla as poderosas influências musicais representadas pelas músicas brasileira e norte-americana.

Leila em 1997 seu primeiro CD, “Da Cabeça aos Pés”, muito bem recebido por crítica e público. Seu álbum seguinte, “Off Key”, com produção de José Milton, consolidou sua fama de grande intérprete. Em 2007, grava um projeto do jornalista e crítico musical, Antônio Carlos Miguel, “Canções do Amor de Iguais”, pela DeckDisc, um projeto pioneiro na abordagem do tema.

Seu quarto álbum solo, Holiday in Rio: Leila Maria Canta Billie, distribuído pelo selo Biscoito Fino, venceu, na categoria “Álbum em Língua Estrangeira”, a edição de 2014 do Prêmio da Música Brasileira. Ainda este ano lançará, pelo mesmo selo, TEMPO, CD com músicas inéditas suas e de compositores da cena carioca atual.

Nos palcos já se apresentou ao lado de Luiz Melodia, Alaíde Costa, Jorge Mautner, Áurea Martins, Rosa Marya Colin e Zezé Motta e, além de Paulo Moura, trabalhou com músicos como Philippe Baden Powell, Cristóvão Bastos, Itamar Assiére, Hamilton de Holanda e Yamandu Costa para citar alguns. De 2013 a 2017 apresentou-se no bar Grand Prix do Hotel Novo Mundo com o Trio Osmar Milito, Sérgio Barrozo e Pascoal Meirelles. Leila foi também, a primeira cantora a se apresentar regularmente no Allegro Bistrô, da extinta loja de discos Modern Sound, em Copacabana/RJ, durante três anos ininterruptos. No momento, prepara o lançamento, pela Biscoito Fino, de seu quinto CD: Tempo, exclusivamente com música brasileira contemporânea, com composições suas e de amigos da cena musical atual do Rio de Janeiro.

FICHA TÉCNICA
Leila Maria - voz
Rodrigo Braga - piano
Rodrigo Ferreira - contrabaixo
Daniel Santana - bateria


SERVIÇO:
Evento: LEILA MARIA - CD TEMPO
Linguagem: Música
Data: 27 de janeiro, Domingo
Horário: 20h
Local: Sala Municipal Baden Powell
Endereço: Avenida N. Sra. de Copacabana, 360 – Copacabana – RJ
Telefones: (21) 2547-9147 / (21) 98675-4222
Valor do Ingresso: R$ 60,00 (inteira) – R$ 30,00 (meia)
Local de venda: Ingressos à venda na bilheteria do teatro de 4ª a domingo das 14h30 às 21h ou pela internet no site https://riocultura.superingresso.com.br
Classificação: Livre
Duração: 80min
Cartões de Débito: Não
Acessibilidade: Sim
Estacionamento: Não
Lotação: 469 lugares


Encaminhado por: Assessoria de Imprensa Sala Municipal Baden Powell
Fonte das imagens: foto Divulgação



Comentários

Divulgue seu lançamento