Cultura

Série de vídeos no Instagram conta história por trás de álbuns brasileiros e mundiais

terça, 10 de maio de 2022

Compartilhar:

“Os discos de vinil trazem histórias e curiosidades que muitas vezes a gente nem imagina, mesmo que conheça o artista e as músicas”. Foi partindo desse princípio que a pesquisadora musical e DJ Dani Pimenta criou, em seu perfil do Instagram, a série 1 Minuto de Vinil, que já conta com cinco episódios e tem frequência semanal. 

Os vídeos, com duração de um minuto, receberam milhares de visualizações em poucas horas após serem divulgados. “São discos que eu tenho em minha coleção, que levo para tocar em minhas apresentações como DJ, e que fazem parte da minha vida em vários aspectos. Quero poder compartilhar com o público as sensações e narrativas que esses álbuns trazem, indo além da beleza sonora e da qualidade musical em si”, ressalta. 

Álbuns de artistas como Alcione, Grupo Karetas (considerado o primeiro grupo de reggae brasileiro) e Partido em 5 estão entre os comentados pela pesquisadora até o momento. O conteúdo chamou a atenção de importantes nomes do mercado musical, como a clássica gravadora Tapecar, que tem papel fundamental para a disseminação do samba nos anos 70 e traz em seu catálogo discos de Elza Soares, Beth Carvalho, Candeia, Novos Baianos, Tom e Dito, Bartô Galeno, Ronaldo Adriano, entre outros.

Assista aos episódios nos links abaixo:


Sobre Dani Pimenta

Produtora cultural, jornalista e pesquisadora musical, é fundadora do Groovin Mood, site fundado em 2008 e dedicado à cena reggae e sound system no Brasil. Co-autora do projeto Mapa Sound System Brasil, mapeamento pioneiro dos sound systems dedicados ao reggae/dub no país, transformado em livro em 2019, em plataforma virtual em 2021 e projeto finalista do Prêmio Profissionais da Música 2021. É practitioner convidada no projeto Sonic Street Technologies, da Goldsmiths University of London (Reino Unido).

É uma das fundadoras do projeto Feminine Hi-Fi, e como seletora/DJ já passou por centenas de casas, palcos e festivais brasileiros e europeus. Entre 2019 e 2020 foi  colunista na Rádio Frei Caneca FM (Recife-PE), e já colaborou com veículos como Vice, MTV e outros. É curadora musical nas plataformas Groover (França) e SubmitHub (África do Sul).

Integra o time de embaixadoras do WME Awards, primeiro prêmio nacional de música dedicado às mulheres. Em 2018 integrou a equipe de curadores da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo para o SP na Rua e, em 2019, foi finalista do Prêmio Brasil Criativo (Governo Federal/3M) na categoria Música. 


Comentários

Divulgue seu lançamento