Tema do Mês

Vale a Pena Ouvir de Novo

Por Caio Andrade

segunda, 06 de novembro de 2023

Compartilhar:

No mês de novembro, o IMMuB irá recordar as trilhas de novelas emblemáticas que marcaram os brasileiros. Se ajeite no seu sofá, reúna a família e faça uma viagem com a gente por esse tema repleto de nostalgia. Vamos lá?

Juma (Cristiane Oliveira) em "Pantanal" (Rede Manchete, 1990).

Bom, primeiramente, por onde começar com um tema tão amplo? Iremos pensar num recorte histórico e cronológico, falando do início das novelas nos anos 1950 e 1960 que não possuíam nem trilha própria? Se for por esse caminho, não tem como deixar de fora “Véu de Noiva” (1969), a primeira novela a possuir uma trilha sonora original. Até então, o sonoplasta Salatiel Coelho era o responsável por toda a trilha das novelas. 

Seria melhor partir de aberturas famosas e inesquecíveis como em “Por Amor” (1997)? Ou também explorando temas de personagens ou casais como “Dona” de Viúva Porcina ou “Oceano” de Duda e Lucas?


O número de vendagens de LPs podem explicar o sucesso de algumas novelas, como é o caso de “Dancin’ Days” (1978), “Roque Santeiro” (1985) e “O Rei do Gado” (1996). Essa última é até curiosa, tendo em vista que em 1996 o CD estava em uma crescente e passaria a ser absoluto no mercado - e hoje em dia ainda tem os streamings também…

É importante falar de duplas de compositores contratadas para fazer as trilhas completas de novelas no início dos anos 1970 na Som Livre, como nas novelas “O Bofe” (1972), “Selva de Pedra” (1972) e “O Bem Amado” (1973). Porém, como falar de artistas ligados à novelas sem falar de Rita Lee ou do Roupa Nova? Parece impossível, já que são recordistas de tanto que fizeram parte desse universo.


Sendo noveleiro ou não, o brasileiro vai sempre conhecer alguma canção ligada à novelas em algum momento da vida. Muitas delas são trilhas da nossa própria vida, e é isso que o IMMuB busca reviver este mês!


Comentários

Divulgue seu lançamento