Escambo Sonoro

The Weight of the News (2023)

quinta, 20 de abril de 2023

Compartilhar:

O multi-instrumentista mineiro Frederico Heliodoro (ou Fred, para os chegados) lança seu novo disco: The Weight of the News. Lançado em fevereiro deste ano, o quinto álbum do belorizontino traz canções recheadas de harmonias e contracantos bastante inusitados. 

Com contribuição do pianista e compositor californiano Chris Fishman, a balada futurista, Interestelar dita a ambiência do disco: synths, echos, reverbs e muito molho dos anos 80. Essa Noite apresenta alguns acentos rítmicos mais claros, deixando o ouvinte com os pés mais colados no chão. Assim, conseguimos ouvir com mais precisão o groove entre o baixo e a bateria de Felipe Continentino. Ainda nessa esteira rítmica, Renascer conta com um solo do pianista Aaron Parks. A influência dos gigantes do Clube da Esquina, Lô Borges & Milton Nascimento (com quem Fred trabalhou na turnê A Última Sessão de Música) são rapidamente notadas. Nessa, a bateria de Thiago Rabello dialoga com as palhetadas percussivas e os contrapontos de Fred. 

Better WIFI é a única faixa em inglês do disco. O saxofone de Seamus Blake pode ser escutado em pequenos trechos, fazendo uma espécie de overdub da canção. No entanto, esses pequenos comentários fazem toda a diferença na composição. A Vida Que Vem tem uma letra que vale a pena cada verso (Pelo amor de Deus / Nem Deus dá pra mencionar / Quem mais fala por ele / É em quem não posso confiar). O solo de Fred em Mundo Velho, além de ser extremamente bem construído, conta com timbres excêntricos que nem de longe lembram o som original do contrabaixo. Por isso, vale a pena conferir cada nota de perto. Além disso, a faixa conta com Louis Cole, multi-instrumentista com quem Fred excursionou no final de 2021.

Existir Amanhã parece sussurrada a alguém (seria para Luiza?) Logo no comecinho, a levada eletrônica lembra luzes de néon num inferninho qualquer. Aos poucos, a canção viaja por espaços cada vez mais lânguidos e luminosos. Com um pouquinho de esforço, caro leitor-ouvinte, é possível dançar coladinho com sua companheira, conforme a música insinua. Em Savassi 11 ouvimos um solo aterrador de David Binney, saxofonista americano e mais uma vez, a música viaja por espaços cada vez mais distantes e coloridos. Antes do solo de Binney, existem dobras rítmicas que merecem ser ouvidas com muita calma.

Pedras para Esculpir conta com a contribuição de ninguém menos que Kurt Rosenwinkel. As dobras entre a voz e a banda dão à faixa a consistência necessária para capturar o ouvinte nos primeiros segundos. Coragem, a décima faixa do disco é uma balada em que o violão tem seu lugar ideal, abaixando assim, o clima experimental-distante-néon-espaço-sideral do disco. No entanto, não se engane com essa faixa. A linha vocal apresenta algumas sacadas bem interessantes. Por fim, Tempo Andar conta com uma melodia vocal super legal, sem contar no ritmo em que essas notas são colocadas. O curioso dessa faixa são os contrapontos vocais ou overdubs (se preferirem). Ao longo da música, essa linha vocal se desdobra em uma constelação sonora.

Com tudo isso, a escuta de The Weight of the News merece muita calma para que cada detalhe seja escutado com a paciência que merece. Mais uma vez, Fred Heliodoro nos surpreende com composições autorais de altíssimo nível e complexidade sonora, sem cair em um pedantismo harmônico ou melódico feito apenas para músicos.


Comentários

Divulgue seu lançamento