Música

Sandra Pêra lança álbum com músicas de Belchior

sábado, 19 de junho de 2021

Compartilhar:

De família de atores, Sandra Pêra cresceu nas coxias dos teatros ao lado dos pais, Manoel Pêra e Dinorah Marzullo, da avó Antonia Marzullo, do tio Abel Pêra, da irmã Marília Pêra e viu crescer sua filha Amora e seus três sobrinhos por ali, também.

Com mais de 50 anos de carreira, a maior parte como atriz, Sandra decidiu que era hora de voltar ao estúdio, 38 anos depois de seu único solo como cantora, de 1982. "Sandra Pêra em Belchior", lançado agora pela Biscoito Fino, tem direção musical de José Milton e Amora Pêra, com repertório inteiramente dedicado às canções de Belchior. A ideia veio da Kati (da Biscoito Fino) e da inspiração que bateu depois de ouvir a versão de Fagner para “Mucuripe”, de seu novo álbum “Serenata”.

“Naquele momento eu não tinha ideia de que o Belchior estava sendo redescoberto. Quando estávamos em estúdio, Amora me perguntou se eu tinha ouvido a versão do Emicida para ‘Sujeito de Sorte'. Só fui ouvir no final do ano, quando assisti o filme 'Amarelo', coisa linda! Levei um susto, porque tivemos a mesma ideia. Além da versão que abre o disco, fiz uma segunda com vários convidados cantando, como a população cantando junto esse grito de esperança, algo assim", pontua.

Com Belchior, Sandra Pêra tem uma história curiosa. Em 1977, num voo para Fortaleza com as Frenéticas, Belchior sentou ao seu lado: "Lembro que era meu aniversário, conversamos e eu contei que morria de medo de avião. As tantas rolou uma turbulência forte e ele me disse: ‘Fiz Medo de Avião pra você’, o que eu levei como brincadeira, claro, porque a música já existia. Um ano depois ele nos convidou para participar da gravação da música ‘Corpos Terrestres’, do disco 'Todos os Sentidos', falando em latim", lembra.

Anos depois, Sandra foi surpreendida durante um programa de Silvia Poppovic, com a afirmação de que Belchior havia feito “Medo de Avião” para ela, episódio que se repetiria em muitas outras ocasiões. "Eu sempre desmentia. Ele contava isso para algumas pessoas. Talvez tenha sabido do meu medo e dessa história fez a música, não em minha homenagem, mas vai saber?”, se diverte.

Foto: Jorge Bispo

"Sandra Pêra em Belchior" traz colaboradores ilustres, como Ney Matogrosso, Zeca Baleiro, Chicas e Juliana Linhares. “Meus convidados, além da admiração tem uma proximidade. Morei com o Ney no começo das Frenéticas, eu, a Regina Chaves e a Lidoka. Tudo a ver cantar com ele 'Velha Roupa Colorida' e por sugestão do Ney, fizemos um final suave, diferente do que o arranjo sugere.

Cristóvão Bastos, Eduardo Souto Neto, Camila Dias, João Lyra e Jessé Sadoc se revezam nos arranjos (também no piano, violão e trompete).  Sandra Pêra destaca ainda a parceria com os produtores. "Foi importantíssimo pra mim trabalhar com José Milton e Amora Pêra nesse disco. Ele com seu vasto conhecimento e delicadeza e ela com sua fome de saber e já com muitas certezas. Me senti totalmente segura e amparada, trabalhando com rigor e leveza ao lado dessa dupla de produtores. Olha, por mim, não sairia do estúdio nunca mais, ficaria ali cantando, cantando...”

Ouça agora o álbum (Clique aqui!)

Encaminhado por: Biscoito Fino

Comentários

Divulgue seu lançamento