Cultura

Ricardo Moreira, A&R e Produtor Musical, lança o guia definitivo de um artista de sucesso

Como a carreira musical pode ser lapidada para que o seu sucesso seja alcançado

quinta, 10 de fevereiro de 2022

Compartilhar:

Profissional originalmente formado no mercado fonográfico onde trabalhou com marketing, produção musical e direção de A&R ao lado de grandes nomes da MPB que incluem de Caetano Veloso a Seu Jorge, passando por um grande universo de estilos e gerações que supera a marca de cem nomes. 

Dividindo o horizonte profissional com grandes executivos, liderou ao lado deles o mercado fonográfico por mais de 10 anos consecutivos na mais bem sucedida fase da gravadora Universal Music. Além dela, algumas companhias multinacionais do disco ajudaram a formar seu perfil artístico e de comunicação: PolyGram do Brasil, RCA Victor, BMG Music, MCA Music, EMI Music e Biscoito Fino. 

Assina a gerência artística de mais de 250 CDs e DVDs de carreira tendo criado também mais de 300 projetos de catálogo dos mais variados artistas da MPB. 

Alguns destaques de sua estrada profissional são o A&R dos Acústicos MTV de Rita Lee, Zeca Pagodinho, Kid Abelha, Jorge Ben Jor e Cássia Eller. Entre os trabalhos com catálogo, criou e produziu o box Welcome To Brazil e a caixa de CDs comemorativa ao centenário de Vinícius de Moraes, A Arca do Poeta. Tem também seu DNA criativo também nos bem sucedidos projetos Casa de Samba e Um Barzinho Um Violão.

Criador e diretor geral do Samba Social Clube e diretor artístico do espetáculo comemorativo Cristo 80 Anos, ambos junto a Adriano De Martini com quem dividiu a diretoria da rádio carioca MPB FM por duas temporadas nas quais se dedicou à direção de programação e, principalmente, à criação e produção de conteúdo exclusivo - uma missão revolucionária na qual a mídia passava a criar e gerar conteúdo vídeofonográfico. 

A dupla também criou e implementou a proposta inovadora da rádioWeb Rádio Brasileira. Para ela, criou e realizou em 2015 o projeto Festival Acústico MPB na Fundição Progresso/ Rio de Janeiro onde artistas parceiros da webradio como Alceu Valença, Elba Ramalho, Zeca Baleiro, Sá & Guarabyra e Geraldo Azevedo fizeram apresentações acústicas ao lado de novos valores da MPB.

Como escritor e pesquisador da MPB fez a curadoria geral da coleção Grande Discoteca da Música Brasileira do Estadão assinando o texto de 13 fascículos e participou do livro "1973 – O ano que reinventou a MPB" com o texto para o disco "Araçá Azul" de Caetano Veloso. Estará também presente no livro “1979 – O ano que ressignificou a MPB” com seu texto sobre o álbum “A Via-Láctea” de Lô Borges com lançamento previsto para 2022.

Realizou a curadoria do primeiro Prêmio UBC em 2017 cujo homenageado foi Gilberto Gil e cria conteúdo para a União Brasileira de Compositores.

Em 2018 transferiu-se para Portugal onde criou e produziu com o pianista e arranjador Alfredo Galhões para a Biscoito Fino, “Coração Em Desalinho – Os Sambas de Ratinho” de Nuno Bastos – cantor de samba lusitano – com participações de Raquel Tavares e Zeca Pagodinho.

Mantém na Tropical FM de Lisboa, o programa Casa do Samba apresentado por ele, Alfredo Galhões e Nuno Bastos, todos os sábados no ar.  

É possível assisti-lo também a compartilhar sua visão particular sobre a música em material editorial, depoimentos e bate-papos com nomes de destaque artístico e do mercado no Instragram, Facebook e no YouTube.

Recentemente, Ricardo Moreira, disponibilizou o infoproduto Guia Definitivo de Um Artista de Sucesso com mais de 30 horas de material gravado em áudio e vídeo onde compartilha toda sua experiência em formato de conversa informal num material 100% gravado e editado por ele próprio, em sua casa, ao longo dos períodos de confinamento.

No guia, Ricardo Moreira organiza e compartilha seu conhecimento como A&R e Produtor Musical tentando ajudar a artistas novos naquilo que será eterno e imutável independente da forma contemporânea com que a música chega às pessoas: a relação do artista com o repertório. Em outras palavras: A&R – onde considera que está seu diferencial de aprendizado profissional. 


A experiência começa no módulo “R” de “repertório”. Ali ele desde a fisiologia e partes estruturais das canções e seus mapas, investigando também todas as fontes possíveis de repertório tentando guiar e inspirar a pesquisa do intérprete ou intérprete-cantautor, chegando até ao repertório de show e apresentações ao vivo em geral.

O lado “A” de “artista” destaca a importância do “ouvir” seja a si mesmo numa prática de autoestima vocal, quanto aos outros e para isso disponibiliza uma discoteca básica comentada não só com a intenção de apresentar a riqueza diversa da música popular brasileira, mas também dando chance ao artista de aprender com a experiência de outros em álbuns de sucesso indiscutível e atemporal. 

Ainda no lado “A”, há o “Sua Voz” onde são discutidos aspectos técnicos vocais com o auxílio de especialistas, questões ligadas a gravação e pós-produção da voz sempre pelo viés artístico e sobretudo no que tange o “lugar de fala” de cada voz, o posicionamento do artista, sua mensagem, seu lugar no mundo e na sociedade em que vive. 

A carreira do artista também é alvo de partilha a partir da experiência de quem esteve ao lado do crescimento de muitos nomes que hoje fazem parte da trilha sonora das vidas de muita gente. 

Certo de que não existem “pulos do gato” e confiante no valor da partilha, Ricardo Moreira acredita que o sucesso é resultado de talento, dedicação, estudo e muita disposição para aprender. Já que aprender tem sido até hoje o seu principal ofício como operário da música.


Comentários

Divulgue seu lançamento