Música

Playlist “Milton 80” Celebra os 80 Anos de Milton Nascimento

quarta, 26 de outubro de 2022

Compartilhar:

Os 80 anos de idade de Milton Nascimento, a serem completados no dia 26 de outubro, são motivo de orgulho para o Brasil. O carioca mais mineiro do País figura como um dos nomes mais importantes da música – e não só brasileira, mas também mundial.

Para celebrar esse momento, a gravadora Warner Music Brasil lança nas plataformas digitais, no dia 7 de outubro, a playlist “Milton 80”, uma seleção de canções que Bituca, como Milton gosta de ser chamado, registrou ao longo de sua carreia.

Entre as faixas escolhidas estão clássicos como Travessia, Encontros e Despedidas, Maria, Maria, Nos Bailes da Vida, San Vicente, Coração de Estudante, Caçador de Mim, Canção da América e Paula e Bebeto. A seleção traz ainda uma raridade: a faixa Irmãos Coragem. De autoria de Nonato Buzar e Paulinho Tapajós, a música foi registrada pela primeira vez por Jair Rodrigues para a versão original da novela homônima, de 1970, escrita por Janete Clair.

A gravação de Milton data de 1995 e foi registrada para o remake do folhetim, levado ao ar pela TV Globo em 1995.  N época, foi lançada no LP e CD com a trilha sonora da trama e permanecia inédita nas plataformas de streaming.

Quem ouvir a playlist “Milton 80”, na ordem proposta pela curadoria, conhecerá as diversas camadas de um artista múltiplo, dono de harmonias que conquistaram e encantaram músicos ao redor do mundo, como as cantoras Sarah Vaughan e Björk, o saxofonista Wayne Shorter e o cantor Peter Gabriel.

Créditos da Imagem: Mario Luiz Thompson

No primeiro bloco, uma homenagem ao Clube da Esquina, com canções e parceiros que fizeram história ao lado de Milton. Em seguida, seu amor pela terra, tambores e Minas Gerais. O encanto em torno da voz do artista está em faixas como Canções e Momentos e A Voz Feminina do Cantor.

A proposta segue com o lado intérprete de Milton, em regravações de Mas Que Nada e Beatriz. As canções de amor, entre elas, Quem Sabe Isso Quer Dizer Amor e Tristesse (em dueto que lançou a cantora Maria Rita ao estrelato) também estão presentes.

A playlist também relembra grandes duetos de Milton, como o encontro com Chico Buarque em Cálice, um registro ao vivo de Mania de Você, ao lado de Rita Lee, e a contemporânea Não Existe Amor em SP, com Criolo. Elis Regina, a quem Bituca se refere como “o grande amor de sua vida”, se faz presente em O Que Foi Feito De Vera.

Outro motivo de destaque é a foto que ilustra a capa de “Milton 80”. A imagem faz parte do acervo de um dos mais importantes fotógrafos da música popular brasileira, Mario Luiz Thompson (1945-2021).

Na gravadora Warner Music Brasil, Milton gravou os discos Angelus (1993), Amigo (1995), Nascimento (1997), Tambores de Minas – Ao Vivo (1998), Crooner (1999), Gil e Milton (2000) e Pietá (2003).



Encaminhado por Warner Music Brasil


Comentários

Divulgue seu lançamento