Cultura

Para ouvir Sylvia Telles

por Gabriel Gonzaga

sexta, 25 de fevereiro de 2022

Compartilhar:

A cantora Sylvia Telles tem vida e obra desvendadas em sua primeira biografia. O livro 'Para ouvir Sylvia Telles', lançado em janeiro de 2022 pela editora Showtime, é fruto de uma década de trabalho, tem prefácio de Joyce Moreno, quarta-capa de Ruy Castro e retrata uma personagem símbolo dos anos 1950 e 60, pioneira da Bossa Nova e estilista da voz. 

'Ela era fascinante, e eu, fascinado por ela', relembra João Gilberto em depoimento inédito. Sylvia Telles e Tom Jobim conheceram juntos o sucesso, Sylvia lançou 15 canções do maestro em primeira mão. Para Roberto Menescal e Carlos Lyra, o primeiro emprego e a estreia em disco. Maria Bethânia e Caetano Veloso relembram um momento inesquecível no palco, a força de seu repertório e o preço que Sylvia pagou por sua ousadia. 

Num momento de grandes transformações culturais e comportamentais , Sylvia Telles ocupou lugar de vanguarda; independente, autônoma, criativa e liberal, além de histórias ao lado dos maiores nomes da música brasileira.

Uma carreira de sucesso interompida no auge, aos 31 anos, um recorte de um dos períodos mais férteis da cultura brasileira.

Foto Reprodução/imagem da internet

"É um show de informação, uma lição para muitos biógrafos por aí. Gabriel Gonzaga sabe onde pisa - e onde seus personagens pisaram." (Ruy Castro)

"Sinto que finalmente conheci a cantora de minha devoção" (Joyce Moreno)

"Após 56 entrevistas que embasam minuciosa pesquisa em jornais e revistas da época da artista, que consumiu dez anos de trabalho, o pesquisador desvenda no livro a vida e a obra de Sylvia Telles." (Mauro Ferreira - 4 1/2 estrelas para o Portal G1)

"Pois é esta cantora tão especial - precursora de artistas e movimentos fundamentais da música popular brasileira - que enfim volta à luz neste início de 2022, pelas mãos de mais um fã inspirado por sua grande arte" (Pedro Paulo Malta - Instituto Moreira Salles")

Adquira o livro e acesse os conteúdos digitais (clique aqui)

Sobre Gabriel Gonzaga

Gabriel Gonzaga é músico e pesquisador brasileiro. Natural de Guarulhos/SP, aos 12 anos iniciou estudos de violão, passando também a colecionar LPs e pesquisar a história da música brasileira. Cursa Graduação em Música pela UNIRIO (Bacharelado em MPB-Arranjo).

Tendo a memória musical como mote recorrente, atua como cantor, arranjador, instrumentista, regente e diretor musical para shows e espetáculos. Já acompanhou e fez arranjos para Ney Matogrosso, Fátima Guedes, Claudia Telles, Dóris Monteiro, Claudio Lins, Marcela Mangabeira, Claudete Soares, Eliana Pittman entre outros. Em 2013, lançou seu primeiro álbum, o EP ‘Acaso’, um passeio por várias fases da canção brasileira em arranjos para violão solo.

É editor do blog Girando no Prato, que apresenta materiais e textos inéditos em história da música brasileira. ‘Para ouvir Sylvia Telles’ é seu primeiro livro.


Comentários

Divulgue seu lançamento