Música

OCAM-ECA/USP homenageia os 467 anos de SP, celebrados em janeiro

terça, 26 de janeiro de 2021

Compartilhar:

“Raízes Profundas” é o novo videoclipe produzido pela OCAM – Orquestra de Câmara da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, tendo como convidada a Orquestra Mundana REFUGI, liderada por Carlinhos Antunes e formada por músicos brasileiros, imigrantes e refugiados de diversas partes do mundo como Irã, Congo, Guiné-Conacri, Síria e Palestina, entre outros. 

Com a pandemia do coronavírus e o isolamento social, o Diretor Artístico da OCAM, Gil Jardim, concebeu um ciclo de 4 audiovisuais iniciado com o videoclipe “Temos por quem lutar”, como uma mensagem de otimismo e esperança. Com o aumento assustador do número de mortos pela covid- 19 no Brasil e no mundo, produziu o segundo audiovisual, “Espero que nomes consigam tocar”, fazendo uma homenagem a essas vítimas e, ao mesmo tempo, procurando sensibilizar a sociedade, com a composição e participação do cantor Chico César, do poeta Bráulio Bessa, do violeiro Neymar Dias, do Coro de Câmara Comunicantus e Coral da ECA – USP. O terceiro trabalho “Pai Grande - Uma homenagem a Milton Nascimento”, trabalho em que a OCAM coproduziu a convite da OSUSP (Orquestra Sinfônica da USP) e o CORALUSP. Entre vários excelentes músicos convidados contou com a presença da cantora Virgínia Rosa e do cantor Tiago Pinheiro.

E no dia 25 de Janeiro, foi lançado o quarto vídeo, “Raízes Profundas”, dedicado à tida diversidade de povos que habitam a cidade de São Paulo. Esse trabalho parte da ideia que as sementes que produziram a raça humana frutificaram em diferentes etnias, culturas, crenças e costumes. Anderson Penha, Diretor de Arte do audiovisual, explica que “a reflexão sobre o preconceito racial e sobre o etnofuturismo gerou um processo co-criativo dialógico que nos obrigou a repensar nossa ancestralidade, a enxergar nosso lugar comum, revelando a miscigenação de afetos.  Essa miscigenação é expressa na miscigenação de distintas linguagens artísticas - a música, a dança, as artes plásticas e o próprio vídeo.“ Para tanto, criou-se, especialmente para esse projeto, o Coletivo “Construindo Pontes”.


Gil Jardim escreveu os arranjos orquestrais dessa trilha, deixando soar a babel em que coexistem ritmos indianos, africanos, latino-americanos, etc. Todos os vídeos da trilogia audiovisual partem de citações do compositor Heitor Villa-Lobos

A colaboração entre a OCAM-ECA-USP e a Orquestra Mundana REFUGI está acontecendo pela terceira vez. “A troca de valores culturais, a troca de gestos musicais e a experiência do encontro humano alimentam e justificam esse trabalho”, diz Gil Jardim.

Assista logo abaixo aos vídeos anteriores do projeto: 

Encaminhado por: Tambores Comunicações

Comentários

Divulgue seu lançamento