Além da Frequência

Ney Matogrosso, a entrega ao livre movimento da vida

sexta, 05 de agosto de 2022

Compartilhar:

Filho de militar que teve uma infância nômade, Ney Matogrosso (1941) é referência quando o assunto é música popular brasileira, sendo um dos maiores e autênticos intérpretes que atravessa gerações com sua expressão, se mostrando como um verdadeiro camaleão sonoro!

Adotando o nome artístico em razão do sobrenome de seu pai e estado de nascimento (Mato Grosso do Sul), Ney desde cedo demonstrou dotes artísticos ao atuar, cantar e pintar, sendo inevitável que convivesse no meio artístico.

Em um primeiro momento, Ney caminhava para o caminho da atuação, no qual não teve seu reconhecimento, permanecendo assim uma vontade latente de exercitar esse campo, no qual o artista demonstra com maestria em cima dos palcos, sendo um personagem criado por ele mesmo.

Apesar de iniciar carreira na aeronáutica, o chamado para a música se deu pelo seu flerte com as noites cantando em cabarés das cidades em que cresceu.

O ano era 1971, e os músicos iniciantes João Ricardo e Gerson Conrad fizeram uma viagem para o Rio de Janeiro com o objetivo de encontrar um candidato para vocalista da banda que formavam, indicado pela compositora Luhli. Assim, após dois anos o grupo Secos & Molhados apresentava seu disco de estreia homônimo, revelando assim Ney Matogrosso como um expoente artista que quebrou paradigmas em um Brasil que passava pelo período da ditadura militar.

Atrás de sua máscara, Ney Matogrosso libertou o ser oculto que existia em si até então, e assim, sua visceralidade é uma constante em suas apresentações, sendo capaz de atingir as entranhas dos ouvintes, e se tornando um símbolo desnudo em um meio social tão inflexível e preconceituoso.

Ney anuncia sua saída dos Secos & Molhados em 1974, partindo assim para sua carreira solo, terreno onde já soma mais de 30 discos de gravações em estúdios e ao vivo, pousando sua interpretação às mais diversas composições brasileiras, dialogando novas linhas para aquilo que o atravessa, sempre atento aos sinais.

Ney traz em sua expressão a mescla artística que paira entre a música, a atuação, e de uma só expressão.

Nada que se encontra nesse texto é novo, pois antes que fale de Ney, ele mesmo já nos contou tudo que precisamos saber, e neste resgate o encanto transborda e o coloca como um nome permanente da música brasileira.

Livre de conceito e padrões, Ney Matogrosso é sinônimo de liberdade, sendo o dono de seu caminho que nos convida à sua transeunte e atmosférica caminhada ao movimento da vida!


Comentários

Divulgue seu lançamento