Tema do Mês

Mulheres do Sertanejo

por Caio Andrade

quarta, 12 de julho de 2023

Compartilhar:

Julho ainda é mês de muita festa junina! Nesse sentido, iremos relembrar grandes figuras femininas do mundo sertanejo. Aproveitando que dia 13/07 é o Dia Nacional da Viola Caipira, não tem como deixar de fora precursoras como Inezita Barroso, Irmãs Galvão, até as gerações posteriores como Roberta Miranda, Sula Miranda, Paula Fernandes e Marília Mendonça. Irra!

Marília Mendonça e Roberta Miranda cantando "Os Tempos Mudaram" (2017).

É engraçado como no nosso país o termo “sertanejo” se confunde em vários momentos com “caipira”, para muitos soando como a mesma coisa. E deixa de ser? Inezita Barroso, por exemplo, é um dos ícones da música sertaneja, mas também caipira. Mas Roberta Miranda seria caipira, ou sertaneja? Afinal, o título dela é de “Rainha do Sertanejo”.

Bom, fato é que temos ótimas representantes do gênero que inspiraram gerações. Inezita é da mesma geração das Irmãs Castro e As Galvão (elas inclusive com o recorde da dupla sertaneja em maior tempo em atividade com quase 75 anos), Roberta da mesma geração de Sula Miranda (e elas não são parentes!) e posteriormente Paula Fernandes, e depois ainda Marília Mendonça e as diversas jovens do estilo definido como “feminejo”.

Violeiras como Inezita e sanfoneiras como Adelaide Chiozzo foram mostrando seu valor desde o século passado. A data de hoje, em que se celebra o “Dia Nacional da Música e Viola Caipira”, surgiu somente em 2022. É celebrada 13/07 pelo aniversário de Cornélio Pires, importante incentivador do estilo caipira desde o fim dos anos 1920.

E quem nunca cantou a “Moda da Pinga” bem alto ou “Infiel” em alguma festa? Música boa não tem idade. É por isso que esse mês devemos lembrar as grandes mulheres que fazem jus ao movimento! 

Comentários

Divulgue seu lançamento