Supersônicas

“Meu segredo” desvela talento do sobrinho de Lupicínio Rodrigues

terça, 19 de setembro de 2017

Compartilhar:

O título do disco é revelador: “Meu segredo” (Kuarup). Trata-se da estréia mais que tardia, aos 76 anos, do baterista e compositor gaúcho Lupicínio Morais Rodrigues, o Mutinho, um talento oculto, como o de outro baterista, Wilson das Neves (1936-2017), que só foi debutar como cantor e compositor quase no final da carreira.

Mas quem tem o hábito de vasculhar nomes dos autores nas fichas técnicas, já se deparou muitas vezes com Mutinho, desde “Saudade de brinquedo” (parceria com Carlos Augusto), gravada pelo conjunto gaúcho de Norberto Baudaulf, em 1962. No ano seguinte, a iniciante conterrânea Elis Regina embarcaria em “Tristeza de carnaval”. E mais: Dóris Monteiro (“Moça bonita”), Leny Andrade (“Jazz do nosso amor”), Trio Mocotó (“Vem cá”) registraram composições só dele, enquanto Eliana Pittman (“Porto seguro”, com Ivaldo Roque) e a mesma Leny singraram outras parcerias (“Canto de chegar”, “Pelas alamedas”, ambas com João Luis Palmério) e Cybele, do Quarteto em Cy, a ilustre “Primavera”, com Vinicius de Moraes.

Acompanhante do poeta e do violonista Toquinho, foi com este que assinou o maior número de composições como “Ao que vai chegar”, “O caderno”, “Bom sofredor” “A bailarina”, “Canção para Mônica”, “Esse menino”, “Samba pra rapaziada” e o sucesso “Escravo da alegria”, só para citar as que não entraram no disco. Mas outros dois hits da dupla foram incluídos (“Turbilhão”, “Oi lá”), junto com a faixa título, e mais temas só de Mutinho (“Meu panamá”, “Azul de maio”) e com outros parceiros, como João Palmério (“O rancho convida”), Carlos Chagas (“Sonho de Heloísa”) e, principalmente, com Vinicius (“Até rolar pelo chão”, “Acalanto para embalar Lupicínio”, “Amigo porteño”, “Valsa dos músicos”).

Endossado pelas participações de Toquinho, Miúcha e Georgiana de Moraes, filha do poeta, “Meu segredo” projeta enfim o artesão por trás de tantas melodias e harmonias primorosas, dignas da musicalidade intensa do tio Lupicínio, de quem herdou o nome.

O disco terá pocket show e noite de autógrafos dias 22 de setembro, na Livraria da Travessa, em Ipanema, no Rio e 29, na Livraria da Vila, em São Paulo.

Comentários

Divulgue seu lançamento