Tema do Mês

Marcos Valle: um 80tão Simpático

por Caio Andrade

segunda, 04 de setembro de 2023

Compartilhar:

A mão que toca o violão se for preciso…vira tema do mês no IMMuB!

Em setembro celebraremos os 80 anos de Marcos Valle relembrando toda sua trajetória e contribuição para a música brasileira. Vem com a gente passear pela vida e obra desse artista estrelar!

Marcos Kostenbader Valle nasceu no Rio de Janeiro em 1943. Irmão do letrista Paulo Sérgio Valle (com quem compôs boa parte de sua obra) e do compositor Pingarilho, Marcos foi um dos principais representantes da nova geração de músicos diretamente influenciados pela bossa nova.

Formou um trio ao lado de Edu Lobo e Dori Caymmi no início da carreira, e o grupo voltaria a se reunir anos mais tarde com o álbum "Edu, Dori e Marcos" (2018). Pouco tempo depois, lançou seu primeiro álbum, “Samba ‘Demais’”, com 6 músicas de suas parcerias com o irmão: “Amor de Nada”, “Razão do Amor”, “Tudo de Você”, “Sonho de Maria”, “Ainda Mais Lindo” e “E Vem o Sol”, além de outras famosas como “Vivo Sonhando” (Tom Jobim) e “Ilusão à Toa” (Johnny Alf). Curiosamente, sua canção mais famosa dessa época, “Samba de Verão”, só saiu em um compacto.

Capa de "Samba 'Demais'" (Odeon, 1964).

Na segunda metade dos anos 1960, lançou álbuns no Brasil e nos Estados Unidos. Nessa época, com a ditadura militar já em vigor no país, sua obra passou a não só falar de samba, amores e praia, como também tecer algumas críticas aos problemas sociais e políticos que ele enxergava. Na virada dos anos 1960 para 1970, lançou diversas músicas com temática social, como “Viola Enluarada”, “Maria da Favela”, “Tigre da Esso que Sucesso”, “Garra”, “Black is Beautiful” e “Flamengo até Morrer”.

A sequência de discos lançados na Odeon, sobretudo no início dos anos 1970, está entre as mais cobiçadas pelos colecionadores de vinil, com “Marcos Valle” (1970), “Garra” (1971), “Vento Sul” (1972) e “Previsão do Tempo” (1973) custando quatro casas decimais. “Previsão do Tempo”, com claras provocações ao regime militar desde a capa, está sendo vendido atualmente por mais de R$7000,00, enquanto os outros entre R$1000,00/3500,00.

Depois de mais uma temporada nos Estados Unidos na segunda metade dos anos 1970, Marcos voltou ao Brasil no início da década seguinte com mais um hit: “Estrelar”, lançado em 1983. Foi (mais) uma das pérolas redescobertas por DJs no fim dos anos 1990 que fez com que o som do artista ecoasse até os dias de hoje - e até os dias de hoje mesmo!

Emicida e Marcos Valle. Foto: Patricia Alví/Divulgação.

Marcos Valle segue na ativa e com parcerias pelos mais diferentes nichos e gerações. Já teve música sampleada por nomes como Marcelo D2 e Jay-Z, duetos com LinikerEmicida e Jovem Dionísio, e acabou de voltar de uma turnê internacional. Por isso, a pergunta: qual música você vai ouvir para celebrar os 80 anos de Marcos Valle este mês? Viva o oitentão simpático!


Comentários

Divulgue seu lançamento