Ponteio

Lulu Santos e Jamelão, os destaques de maio

sexta, 02 de junho de 2023

Compartilhar:

Lulu Santos fez 70 anos no dia 4. Jamelão faria 110 no dia 13. Ambos taurinos, ambos ícones da nossa música, ambos cantores e compositores. Mas a semelhança entre eles não acabam por aí, embora devamos admitir que sejam músicos de nichos diferentes.

Jamelão, nascido em 1913, demorou a se firmar como cantor de rádio, inclusive sendo eliminado em um concurso de calouros na rádio Ipanema, em 1945. O primeiro sucesso só iria chegar em 1954, quando ele já passava os 40 anos de idade com o samba “Leviana”, de Zé Keti. Na mesma década fez história a ser um dos primeiros a gravar um partido alto. Isso aconteceu em 1959 com “O samba bom é assim”, de Norival Reis e Hélio Nascimento.

Isso sem contar os mais de 60 anos que interpretou o samba-enredo da Estação Primeira de Mangueira, deixando o gênero samba-enredo mais sóbrio e popular com sua voz de tenor, afinada e dicção clara. No entanto, Jamelão era um cantor de música. E emprestou sua voz para os maiores sucessos da chamada canção de dor de cotovelo no Brasil. Virou o maior intérprete de Lupicínio Rodrigues. Sendo assim, podemos chamar Jamelão de um artista versátil.

O mesmo cabe a Lulu Santos. Atingindo o sucesso no começo dos anos 80, com seu rock progressivo, antes dos 30 anos (bem antes de seu colega mangueirense), Lulu trouxe uma sonoridade através de suas guitarras que marcaria uma geração e várias bandas que viriam depois dele como Os Paralamas do Sucesso.

Empilhou sucessos nos três primeiros álbuns como “Tempos Modernos”, “Como uma onda”, “Um certo alguém” e “O último romântico”. Com o tempo, resolveu experimentar o pop sambalanço, o axé, o funk e o dance. Nos anos 90 fez uma parceria com DJ Memê que gerou frutos e mais hits.

Nos anos 2000, misturou e relembrou seus sucessos entre o acústico e o ao vivo, além de prestar tributo a quem lhe influenciou como Roberto e Erasmo Carlos, além de Rita Lee. Como se vê, Lulu é versátil como Jamelão. E isso, talvez, explique por que escrevamos sobre eles quando se fala em música brasileira.

Ouça o Ponteio sobre Lulu Santos: Parte 1 e Parte 2

Ouça o Ponteio sobre Jamelão


Comentários

Divulgue seu lançamento