Música

Letrux lança seu primeiro clipe de animação, com ilustrações de 11 artistas visuais

sexta, 06 de novembro de 2020

Compartilhar:

No final de outubro, a cantora e compositora Letrux lançou em seu canal do YouTube o clipe de “Abalos Sísmicos”, música do álbum "Letrux Aos Prantos", que chegou ao mundo em março deste ano. Quarto clipe do disco, é a primeira vez que a artista apresenta um material audiovisual de animação.

Idealizado e dirigido por Gabriela Gaia Meirelles, Maria Flexa, Pedro Magalhães e Victor Jobim, o filme foi produzido de forma completamente remota, a partir de vídeos que Letrux e os integrantes da banda fizeram deles próprios, sozinhos, em isolamento, no mês de maio. Os vídeos foram distribuídos para 11 artistas visuais, que os animaram através da técnica de rotoscopia, na qual se desenha por cima dos frames das imagens. 

Foto: Divulgação/Reprodução

"Sempre quis ter um videoclipe de animação. Era um sonho antigo. Sou fã desse estilo, amo desenho, ilustração, pintura. E foi através da Maria Flexa, que pintou o quadro que está na capa do ‘Aos Prantos’, que essa turma maravilhosa chegou a mim. A Gaia juntou artistas super talentosos, cada um com seu estilo e de diferentes áreas artísticas, portanto tem gente que tatua, tem gente mais da pintura, e por aí vai”, festeja.

São quase 12 frames por segundo, e para isso cada ilustrador fez uma média de quase 200 desenhos, organizados e editados para se encaixarem no tempo da música, composição da artista em parceria com Natália Carrera e Martha V. “O elo entre as imagens é a subjetividade de cada um dos auto-retratados, bem como a dos artistas convidados para a louca missão de animar essa excursão extra-terrestre mediada por wi-fis, aparatos wireless, videochamadas rasantes e nuvens etéreas”, explica Gaia Meirelles.

Foto: Divulgação/Reprodução 

"Abalos Sísmicos" é uma música que diz muito sobre a vida moderna, de pessoas que não pedem desculpa, seguindo adiante com a maior cara-de-pau, e ganhou um clipe-costura sobre inventar cotidianamente uma realidade onde seja possível acordar bem, mesmo que o país insistentemente não colabore, como diz a letra da canção. “É um ensaio sobre o exercício diário de fabulação da re-existência”, resume a diretora.

“Deu uma trabalheira danada! Maravilhoso ver o resultado desse baita esforço de todos. Há, inclusive, animações de uma artista adolescente, a Cecília, irmã do Victor Jobim, de apenas 12 anos”, celebra Letrux, complementando que mesmo sendo um trabalho coletivo, há o processo individual de cada pessoa em ilustrar e há a beleza em juntar tudo e ver como a mágica opera. “Estou muito contente, é um clipe onírico, minutos de magia e sonhos para os tempos que correm”, finaliza.


Encaminhado por: Build Up Media
Foto: Ana Alexandrino

Comentários

Divulgue seu lançamento