Circular Brasil

Lançamento do Programa de Rádio “CIRCULAR BRASIL”

terça, 30 de abril de 2019

Compartilhar:

Opa, agora eu venho aqui aos meus parceiros do IMMuB trazendo minha mais recente novidade: o meu novo programa de Rádio, o CIRCULAR BRASIL de Música Instrumental.

Eu trabalho com rádio há muitos anos, é uma verdadeira paixão pra mim. Tive programas na Rádio Nacional, na Rádio MEC AM, na extinta MPB FM, do Rio de Janeiro...

Agora tenho o prazer de estrear meu novo programa na Rádio MEC FM, do Rio (99,3). Uma emissora muito tradicional e conhecida nacionalmente, voltada para a música erudita, para os clássicos, mas que também tem um espaço para o popular.

O CIRCULAR BRASIL é um panorama da Música Instrumental de ontem e de hoje, feita em todo território nacional. Uma minuciosa investigação a respeito do que os músicos estão produzindo nos 4 cantos do país.

Mas não é só isso...

Existe um conceito bem específico a respeito do projeto e eu explico isso agora: a essência do CIRCULAR BRASIL é dar foco aos artistas que trabalham com música instrumental, porém, especificamente para aqueles que em suas criações “bebem na fonte” das nossas matrizes musicais. 

Por exemplo, um artista do Sul do Brasil, que faz um som moderno, mas que ao mesmo tempo, a gente consiga perceber que ali tem influências de suas matrizes musicais específicas daquela região do país, como o “vaneirão”, o “chamamé” entre outros ritmos. Ou o artista da Bahia, que você percebe, ao ouvir seu trabalho, a presença, mesmo que distante, de ritmos como o “Ijexá”, o “Baião do Recôncavo Baiano” e coisas deste tipo.

Esse trabalho, por parte de um músico, não é fácil e é louvável! Traduzir suas matrizes rítmicas e transformá-las em algo novo, sem ser folclore.

O Projeto (CIRCULAR BRASIL) é novo no Rádio, porém a iniciativa é antiga...

Explico: tudo começou com um grandioso projeto de shows, uma espécie de festival que passou por 10 capitais do País, entre os anos de 2006 e 2010. Eu era encarregado da Coordenação Geral e da Direção Artística e a iniciativa era realizada pela minha empresa, a Arko Produções Ltda. Na época contei com o valioso apoio de parceiros e colaboradores e com o patrocínio da Petrobras.

Nós fazíamos “uniões inusitadas” entre os artistas, colocando juntos instrumentistas já consagrados com artistas ainda desconhecidos e fazendo a turma rodar por 6 capitais do Brasil, com uma boa estrutura e com atenção da mídia.

Foram momentos felizes. Participou do projeto a nata do Instrumental brasileiro: Paulo Moura, Carlos Malta, Mauro Senise, Guinga, Arthur Maia, Marcos Suzano, Nivaldo Ornelas, Borguetinho, Quinteto Violado, Toninho Ferragutti, grupo Pau-Brasil, entre muitos... muitos outros artistas, foram 112 espetáculos envolvendo mais de 100 músicos.

E neste período eu pude ter o privilégio de pesquisar e me inteirar dos trabalhos musicais de centenas de músicos do Brasil, e criar também um acervo significativo de discos.

Como músico, na verdade o CIRCULAR BRASIL era um sonho meu: poder ter no Brasil um circuito amplo de espetáculos instrumentais, que pudesse dar vasão à enorme quantidade de trabalhos musicais de excelência que temos em nosso país.

Eu sempre senti falta disso como artista, como profissional do setor.

E ainda sinto... a antena está ligada e tenho planos do projeto voltar à tona! Já comecei retomando pelo rádio, e quem sabe possa ir também para a TV?

Acho que Rádio + TV + Festival com shows seria uma ótima forma do CIRCULAR BRASIL voltar e ficar por um longo período, para marcar definitivamente sua passagem pela história do segmento da Música Instrumental em nosso país.

Uma novidade muito legal é que os programas de rádio podem ser ouvidos por uma espécie de Podcast, que funciona muito bem! (veja o link mais abaixo)

Também pode ser ouvido no celular, ao vivo, através do aplicativo da EBC (Empresa Brasil de Comunicação) para telefone, basta instalar o aplicativo, procurar a Rádio MEC FM do Rio de Janeiro e pronto, seu telefone vai virar um tradicional radinho de pilha, onde você vai acompanhar a Rádio com perfeição.

O link para ouvir o programa de estreia (CLIQUE AQUI)!

E a partir de agora eu vou lançando aqui em minha coluna, algumas edições que forem pro ar!

Abraços e até a próxima,

Marcelo Guima


Comentários

Divulgue seu lançamento