Cultura

IMMuB e Dubas: nova parceria pela música brasileira

segunda, 13 de janeiro de 2020

Compartilhar:

O IMMuB começa o ano de 2020 unindo forças com a Dubas Música. Uma parceria para somar, trocar e multiplicar ideias em nome da divulgação da memória musical brasileira e do que tem sido feito de melhor no cenário musical contemporâneo.

Sobre a Dubas

A Dubas Música é um selo de música brasileira criado em 1993 pelo compositor e produtor musical Ronaldo Bastos, um dos maiores compositores da MPB, que fez parte, por exemplo, do lendário Clube da Esquina

Ao longo de sua recente, mas rica trajetória, a Dubas construiu um catálogo diversificado, que vai desde o lançamento de novos artistas, como o pernambucano Sambê, até a reedição de clássicos da música brasileira. Aliás, o selo já prestou um grande serviço à memória musical brasileira ao reeditar trabalhos imprescindíveis da nossa discografia, como A Bossa Negra, de Elza Soares e A Bad Donato, um dos discos mais cultuados de João Donato

Para além da qualidade musical, a Dubas também se destaca no mercado fonográfico pelo apuro estético no que tange o projeto visual de seus lançamentos. Em parceria com a casa de criação 6D, as capas dos discos da Dubas - tanto os lançamentos quando as reedições - primam pelo capricho e sofisticação dos projetos gráficos, que muitas vezes se assemelham a verdadeiras obras de arte!

Essas peças já deram origem, inclusive, ao livro “Onda Infinita”, que reúne as capas mais recentes da gravadora, muito bem recebido no mercado por levantar o debate da importância do apelo visual da música na era do MP3 e do streaming

Outro fator que coloca a Dubas em papel privilegiado na produção musical contemporânea são as coleções produzidas por eles. A coleção Revisitados, por exemplo, percorre períodos significativos da carreira de nomes fundamentais da música popular brasileira, como Chico Buarque, Gal Costa, Maria Bethânia, Luiz Melodia e Alcione

Já a coleção Bossa Nova Lounge, lançada em 2001, revelou a modernidade das gravações da Bossa Nova numa época em que o gênero parecia meio esquecido em sua terra natal. Em seis volumes, estão presentes os elementos que fazem da música brasileira referência no mundo inteiro, reunido fonogramas originais de selos como Elenco, Philips e Odeon. O projeto reuniu desde standards consagrados do gênero até pérolas menos conhecidas pelo grande público, sendo recebido com entusiasmo por amantes da música brasileira de todas as gerações.

Além disso, a Dubas atua também como uma editora, que reúne as obras de diversos compositores brasileiros e importantes catálogos em um vasto universo de sons, talentos e estilos. 

Sobre a parceria IMMuB + Dubas

A partir de agora, o IMMuB e a Dubas se unem para estabelecer uma parceria em prol da valorização e da divulgação da música brasileira. Uma das diretrizes dessa parceria está na criação de conteúdo. A Dubas irá colaborar com o IMMuB na pesquisa e elaboração das pautas sobre as temáticas que desenvolvemos a cada mês, fornecendo dados biográficos, material audiovisual e discos importantes sobre cada tema que se alinhe com a proposta da editora. Além disso, facilitarão a ponte de contato entre o IMMuB e os artistas, abrindo a possibilidade de entrevistas, novas parcerias e conteúdos diversificados. Além disso, ocasionalmente a Dubas publicará artigos e textos informativos no site, como Colunista Convidado, trazendo um conteúdo diversificado e direcionado aos amantes do mundo da música.

Outra diretriz importante diz respeito ao acervo digital e à ferramenta de pesquisa do IMMuB. A Dubas irá fornecer informações para a catalogação dos álbuns editados por eles, como envio de imagens, áudios, ficha técnica e informações biográficas dos artistas para atualização da bio no site, ampliando ainda mais o nosso acervo.

Com essa nova parceria, o trabalho desenvolvido pelo IMMuB tem tudo para se tornar ainda mais rico e diversificado, valorizando cada vez mais o passado e o presente da música brasileira. 

Fiquem de olho e acompanhem em nosso portal de notícias e redes sociais para saber mais. 

Comentários

Divulgue seu lançamento