Cultura

EXPOSIÇÃO: "O RIO DO SAMBA: resistência e reinvenção"

Temporada: até 28/04/2019 com colaboração do IMMuB

quarta, 13 de fevereiro de 2019

Compartilhar:

O Museu de Arte do Rio – MAR abriu ao público em 28 de abril de 2018 a exposição de comemoração pelos 5 anos do museu “O RIO DO SAMBA: resistência e reinvenção”. A mostra ocupa o museu, dos pilotis à Sala de Encontro, e tem como espaço principal o terceiro andar da instituição, área dedicada a investigar a história do Rio de Janeiro. Para explorar os aspectos sociais, culturais e políticos do mais brasileiro dos ritmos, os curadores Nei Lopes, Evandro Salles, Clarissa Diniz e Marcelo Campos reuniram cerca de 800 itens

A história do samba carioca desde o século XIX até os dias de hoje é contada por meio de obras de Candido Portinari, Di Cavalcanti, Heitor dos Prazeres, Guignard, Ivan Morais, Pierre Verger e Abdias do Nascimento; fotografias de Marcel Gautherot, Walter Firmo, Evandro Teixeira, Bruno Veiga e Wilton Montenegro; gravuras de Debret e Lasar Segall; parangolés de Helio Oiticica, e uma instalação de Carlos Vergara desenvolvida com restos de fantasias. O prato de porcelana tocado por João da Baiana e joias originais de Carmen Miranda são algumas das raridades em exibição.

Há ainda cinco obras comissionadas pelo MAR, criadas especialmente para “O Rio do Samba”. A convite dos curadores, Ernesto Neto e o carnavalesco da Mangueira, Leandro Vieira, criaram uma instalação interativa, que tem lugar de destaque na Sala de Encontro. Jaime Lauriano criou uma intervenção logo na entrada do museu, gravando nas pedras portuguesas do chão dos pilotis os nomes das etnias africanas escravizadas no Brasil. A passarela que leva o visitante à sala de exposições é tomada por letras de música que falam sobre o próprio samba e ambientada por uma peça sonora criada pelo músico Djalma Corrêa, inspirada na batida do coração. Gustavo Speridião ocupa uma parede com uma obra inspirada na geografia do samba no Rio e João Vargas apresenta uma videoinstalação sobre o samba enquanto dança do corpo individual e coletivo.

O Museu de Arte do Rio – MAR 

Uma iniciativa da Prefeitura do Rio em parceria com a Fundação Roberto Marinho, o MAR tem atividades que envolvem coleta, registro, pesquisa, preservação e devolução à comunidade de bens culturais. Espaço proativo de apoio à educação e à cultura, o museu já nasceu com uma escola – a Escola do Olhar –, cuja proposta museológica é inovadora: propiciar o desenvolvimento de um programa educativo de referência para ações no Brasil e no exterior, conjugando arte e educação com base no programa curatorial que norteia a instituição. 

O MAR é gerido pelo Instituto Odeon, uma organização social da Cultura, selecionada pela Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro por edital público. O museu tem o Grupo Globo como mantenedor e a Equinor como patrocinadora master de exposições por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

A Escola do Olhar conta com patrocínio da Prefeitura do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Cultura, Dataprev, TNA, In Press e BNY Mellon por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura - Lei do ISS. O MAR conta também com o apoio do Governo do Estado do Rio de Janeiro e realização da Fundação Roberto Marinho, do Ministério da Cidadania e do Governo Federal do Brasil por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.


SERVIÇO:
Exposição: “O RIO DO SAMBA: resistência e reinvenção”
Colaboradores: Instituto Memória Musical Brasileira - IMMuB
Data: prorrogado até dia 28 de abril, Domingo
Horário: 10h às 17h (terça à domingo)
Local: Museu de Arte do Rio – MAR
Endereço: Praça Mauá, 5 - Centro, Rio de Janeiro - RJ
Entrada: Gratuita


Encaminhado por: Assessoria do Museu de Arte do Rio - MAR
Fonte da imagem: foto Divulgação

Comentários

Divulgue seu lançamento