Cultura

Estreou o primeiro episódio do minidoc “Cantautoras”, parceria entre UBC e Amazon Music

quarta, 30 de março de 2022

Compartilhar:

O primeiro episódio do mini documentário “Cantautoras” já está no ar no aplicativo e no canal do Youtube do Amazon Music. Com o objetivo de celebrar o percurso das mulheres compositoras no Brasil, o capítulo conta a história da música brasileira a partir da carreira de artistas como Chiquinha Gonzaga, Dona Ivone Lara e Anastácia. A produção é uma parceria da UBC com o serviço de streaming.

Assista ao primeiro episódio:


O projeto enaltece o percurso das mulheres compositoras no Brasil, que demoraram quase um século para abrir alas na história da MPB. O primeiro EP relembra e homenageia artistas que ficaram na memória, marcaram época, história e conquistaram espaço no mercado musical, como Chiquinha Gonzaga, Marília Batista, Dolores Duran, Maysa, Dona Ivone Lara, Anastácia, Joyce Moreno, Elza Soares, Leci Brandão e Rita Lee

Em entrevista para a produção, a Rainha do Forró, homenageada do primeiro Troféu Tradições da UBC e capa da 49ª Revista UBC, Anastácia, falou sobre o processo de composição de “Só Quero Um Xodó” (Anastácia e Dominguinhos) com o produtor Abdias Filho:

"A gente estava se juntando pra compor, ele estava tocando na sala e eu fazendo um peixe para a hora do almoço. De repente, ele tocou uma melodia em arrasta-pé que me chamou atenção e, naquele momento, parece que eu fui atraída pela melodia, pelo som. Larguei o peixe e fiz a letra.”

Além de relembrar a carreira de artistas atemporais, as histórias desses ícones da música também são contadas a partir das perspectivas de outras cantautoras, como Marisa Monte, Ana Carolina, Sandra de Sá, Fernanda Takai, Adriana Calcanhotto e Luedji Luna.

A série conta com mais dois capítulos, que estarão disponíveis no Youtube da UBC e no aplicativo do serviço de streaming. O segundo será lançado na próxima terça-feira (29) e o terceiro no dia 5 de abril.

O minidocumentário integra uma série de iniciativas da UBC que busca a equidade de gênero na música. Além do “Cantautoras”, a associação também lançou recentemente a quinta edição do relatório “Por Elas Que Fazem A Música”, levantamento pioneiro que mostra a participação da mulher no mercado musical, tendo como referência a base de dados da UBC

Assista ao segundo episódio (acesse aqui)

Assista ao terceiro episódio (acesse aqui)


LEIA MAIS: Marisa Monte promove audição solidária de novo álbum

LEIA MAIS: ‘Abre Alas’ para as mulheres pretas na música



Comentários

Divulgue seu lançamento