MPB com tudo dentro

Especial: 85 anos de Dóris Monteiro

quinta, 17 de outubro de 2019

Compartilhar:

Prestes a completar 85 anos de vida, Dóris Monteiro segue na ativa, realizando shows e fazendo a alegria dos muitos fãs que a acompanham até hoje. A dama veterana que hoje sobe ao palco ainda guarda muito do frescor e da modernidade que existia na menina que começou a carreira precocemente, ainda no início dos anos 50.

Na época, Dóris era fã de Lúcio Alves, Dick Farney, Nat King Cole, Ella Fitzgerald... enfim, os cantores de voz suave e canto moderno, que a influenciaram definitivamente. Desde o primeiro disco, Dóris fez sucesso com sua voz pequena, mas muito bem colocada, que a diferenciava das outras cantoras da época, que prezavam pelo vozeirão potente, sob a influência do bel canto italiano. Tornou-se, assim, uma das cantoras modernas pré-bossa nova, emprestando frescor ao samba-canção.  Não muito afeita às dores de cotovelo monumentais comuns ao gênero, Dóris preferiu gravar canções mais suaves, de mensagens positivas, como o sucesso "Dó Ré Mi", de autoria de Fernando César, que se tornou um dos compositores mais recorrentes em sua discografia:

“Eu sou feliz tendo você sempre ao meu lado
E sonho sempre com você mesmo acordada...”

Nos anos 1960, com a técnica vocal mais amadurecida, Dóris mergulhou de vez em um repertório moderno, cheio de charme e suingue. Pelas décadas seguintes, abraçou compositores como Billy Blanco e gravou sambalanços, bossa nova e até sambas mais tradicionais, sempre revestidos por seu estilo cool, que permanece vivo até hoje. 

Para celebrar essa artista tão importante para a memória musical brasileira, relembramos o especial do canal MPB COM TUDO DENTRO com Dóris Monteiro, quando o jornalista e pesquisador Rodrigo Faour realizou uma entrevista mais do que especial com a diva, no final de 2018.

Na ocasião, os dois conversaram sobre os momentos mais decisivos de sua carreira, e Dóris contou causos e curiosidades divertidos de sua vida. No fim, o encontro foi abrilhantado com a participação de fãs de Dóris da nova geração, que provaram a importância de se preservar a memória musical brasileira.

Assista aos vídeos logo abaixo! 

PARTE 1 – UMA DIVA MODERNA DA RÁDIO



PARTE 2 – DO SAMBA-CANÇÃO À BOSSA NOVA E AO SAMBALANÇO



PARTE 3 – O REPERTÓRIO MODERNO DOS ANOS 60, 70 E 80



PARTE 4 – ENCONTRO OS JOVENS FÃS 



Comentários

Divulgue seu lançamento