Tema do Mês

Edu Lobo: um arrastão de talento

por Caio Andrade

terça, 01 de agosto de 2023

Compartilhar:

Em agosto, o IMMuB irá lembrar um dos grandes mestres da nossa MPB, Edu Lobo, que completa 80 anos! Venha conosco relembrar momentos importantes da carreira de um artista multifacetado de uma carreira sexagenária!


Sendo um dos grandes nomes da geração de músicos surgida após a Bossa Nova, Edu rapidamente despontou nos anos 1960, seja em parcerias com Vinicius de Moraes, seja com 2 conquistas em Festivais. É nessa mesma época que começa a escrever para teatro, se mostrando um excelente compositor de trilhas de espetáculos. “Arena Conta Zumbi” (1965) é o primeiro, tendo também outras trilhas famosas como em “O Grande Circo Místico” (1982) e até o programa infantil “RÁ-TIM-BUM” (1991).

Os campeonatos com “Arrastão” e “Ponteio” projetaram Edu nacionalmente e até no exterior. A primeira canção, defendida por Elis Regina no I Festival de Música Popular Brasileira (1965), ganhou de maneira um pouco mais tranquila que a segunda, defendida por ele mesmo e Marília Medalha na III edição desse mesmo festival, dois anos depois. Vale lembrar que “Ponteio” competia com “Roda Viva” e as efervescentes tropicalistas “Domingo no Parque” e “Alegria, Alegria”.

O artista se manteve ativo na virada da década, gravando inclusive um álbum nos EUA, com “Sergio Mendes Presents Lobo”. Manteve a regularidade e qualidade de seus lançamentos. Em 1978, no LP “Camaleão”, interpretou pela primeira vez a letra de “Trenzinho Caipira”, de Villa-Lobos, com letra de Ferreira Gullar.

Entre trilhas-sonoras e prêmios, pode-se destacar as parcerias com Chico Buarque, as mais constantes em sua carreira, e o Prêmio Shell de 1994, época em que lançou “Corrupião” pelo selo Velas. Mas tudo isso parece ser pouco perto da genialidade de Edu Lobo, que completa 80 anos no próximo dia 29 de agosto. É, sem dúvidas, um dos nomes mais importantes no hall dos artistas da nossa canção. Viva Edu Lobo, esse arrastão de talento!


Comentários

Divulgue seu lançamento