Tema do Mês

Descobri que Te Amo Demais, Zeca

quinta, 01 de fevereiro de 2024

Compartilhar:

Fevereiro, aquele mês de carnaval, pra cima, alegre, combina totalmente com um ilustre brasileiro: Zeca Pagodinho! O grande sambista de Xerém completa 65 anos e nós iremos ficar com nosso coração em desalinho explorando sua trajetória até o bagaço da laranja. Corre pra ver!

Foto: Guto Costa

Se disséssemos que Jessé Gomes da Silva Filho está fazendo aniversário, talvez você não desse muita bola. Porém, é esse mesmo Jessé que conquistou o coração de diversos brasileiros há 40 anos com sambas emblemáticos e um jeito completamente irreverente.

Até se tornar o Zeca como conhecemos, nos anos 1980, o sambista trabalhou em diversos empregos como camelô e anotador do jogo do bicho. Despontou com a “turma da tamarineira”, no Cacique de Ramos, junto com o Grupo Fundo de Quintal, Jorge Aragão e Arlindo Cruz. Beth Carvalho, a madrinha musical, gravou um de seus primeiros (e estrondosos) sucessos: “Camarão que Dorme a Onda Leva”. Dentre outras primeiras composições gravadas, temos também “Amarguras” (1981), “Mutirão de Amor” (1983) e “Jiló com Pimenta” (1983).

Já conhecido no mundo do samba e do pagode, lançaria o primeiro disco solo em 1986 pela RGE, a gravadora do pagode naquela década, com um repertório inteiro de sucessos lembrados até hoje: “SPC”, “Coração em Desalinho”, “Quando eu Contar (Iaiá)", “Casal sem Vergonha”, “Judia de Mim” e “Brincadeira tem Hora”. Era apenas o começo.

Apesar das mudanças de gravadoras (da RGE para a RCA/BMG-Ariola no fim dos anos 1980 e Polygram/Universal Music nos anos 1990), Zeca deve ser um dos poucos artistas com uma discografia ininterrupta e com sucessos atrás de sucessos em todas as décadas. O artista deve ter pelo menos 10/15/20 músicas super famosas, dentre as quais: “Patota de Cosme” (1987), “Vou Botar teu Nome na Macumba” (1992), “Verdade” (1996)”, “Seu Balancê” (1998), “Vai Vadiar” (1998), “Água da Minha Sede” (2000), “Deixa a Vida me Levar” (2002), “Ogum” (2008), “Vida da Minha Vida” (2010)...e você vai lembrar de mais algumas.

Dentre os sucessos, os prêmios e os memes, Zeca está eternizado na memória musical brasileira desde o início da carreira. Não deixe de conferir mais no IMMuB este mês, hein? Viva Zeca!

Comentários

Divulgue seu lançamento