Ponteio

Cássia, 60

segunda, 19 de dezembro de 2022

Compartilhar:

Cássia Eller é um capítulo especial na MPB. Basicamente por dois motivos: o primeiro e, mais óbvio, é por sua incrível capacidade como cantora. Tornou-se um símbolo dos anos 90, se destacando por uma extraordinária voz mesclando interpretações contundentes com sensibilidade aliada a uma presença de palco marcante.

O segundo motivo é por conseguir tal feito a partir de uma carreira relativamente curta. Cássia surgiu para o grande público no final dos anos 80 lançando seu primeiro álbum em 1990. Deste disco até o Acústico MTV, lançado em 2001, foram apenas 5 discos em estúdio e mais 2 ao vivo. Após sua morte ainda foram lançados mais 4 álbuns. 

Cássia teve 11 anos de carreira. Embora esse pouco tempo, encantou por sua versatilidade. Cantou de Beatles a Riachão. De Arrigo Barnabé a Cazuza e Frejat (autores de seu maior sucesso, Malandragem, música para homenagear Ângelo Ro Ro que declinou do convite por achar que a canção não combinava com ela).

Porém, quando falamos em compositores a maior sincronia de Cássia foi com Nando Reis. Como o próprio Nando escreveu em All Star: o tom que compunha as suas músicas na voz de Cássia parece exato. Era ela quem dava cor as boas composições do ex-Titãs. Um caso de comunhão musical como Lupicínio e Jamelão, Noel Rosa e Aracy de Almeida, Milton Nascimento e Elis. É a magia que os grandes intérpretes como Cássia possuíam. Uma pena ela ir tão cedo. 

Ouça PONTEIO - 10/12/22 - CÁSSIA ELLER


Comentários

Divulgue seu lançamento