Tema do Mês

A Realeza do Baião

sexta, 01 de dezembro de 2023

Compartilhar:

Em dezembro, o Rei e a Rainha do Baião serão temas do IMMuB. Com Luiz Gonzaga e Carmélia Alves, recordaremos a carreira de ambos e toda contribuição que deixaram para a nossa memória musical com esse gênero tão tipicamente brasileiro.

Carmélia Alves e Luiz Gonzaga cantam no projeto "Seis e Meia" no Teatro João Caetano. Foto: Paulo Moreira / Arquivo/Agência O Globo

Luiz Gonzaga (1912-1989) nasceu em dezembro e por isso mesmo dia 13/12 é celebrado o Dia Nacional do Forró, homenageando essa figura tão importante para a música nordestina. Carmélia Alves (1923-2012), apesar de carioca, completou seu centenário em fevereiro deste ano e se destacou por gravar ritmos do nordeste mesmo tendo sido uma intérprete de qualquer gênero - desde marchas, até bossa nova e samba-enredo.

Gonzagão, o “Rei do Baião”, não só valorizou desde cedo a música da sua região como também criou uma vestimenta característica na para tal - na maioria das vezes, seu estilo é com roupa e chapéu de cangaceiro. Fora as letras que retratavam o cotidiano da sua região: a seca, o sertão, amores e desamores, gados e outros animais, dentre outras temáticas.

Carmélia, a “Rainha do Baião”, se aproximou do gênero sobretudo nos anos 1940, época em que esse se popularizou. Apesar de imortalizar canções como “Trepa no Coqueiro” e “Sabiá lá na Gaiola”, nos anos 1960 percebeu a mudança de gosto da indústria fonográfica e do próprio público, aderindo à bossa nova em “Vamos Dançar a Bossa Nova” (1964) e “Escolas de Samba de São Paulo” (1969) com Geraldo Filme. No fim da vida, aderiu a projetos com cantoras da Era do Rádio junto de nomes como Nora Ney e Violeta Cavalcanti.

O Rei e a Rainha se encontraram em 1977 no Espetáculo Seis e Meia e cantaram grandes canções como “Qui Nem Jiló”, “Asa Branca” e “Sabiá lá na Gaiola”. O show na íntegra seria lançado em 2004, com 16 faixas e mais de uma hora de duração. Vale a pena conferir!

Se você gosta de um bom forró e é fã de Luiz Gonzaga e Carmélia Alves, precisa acompanhar o IMMuB ao longo deste mês. Vamos fazer o possível para valorizar o legado dessas duas figuras importantíssimas da nossa MPB. Viva Carmélia, Gonzagão, viva o baião!

Comentários

Divulgue seu lançamento