Supersônicas

A Amazônia empoderada e feminina de Lia Sophia

por Tárik de Souza

domingo, 10 de dezembro de 2017

Compartilhar:

Nascida na Guiana Francesa, Lia Sophia, uma das estrelas da misturadeira rítmica paraense, desembarca seu quinto título, Não me provoca, co-produzido com o carioca Pedro Luís.

Das 11 faixas, dez foram compostas por mulheres e oito tem a assinatura de Lia, que contracena com o produtor em “Quero ver se segurar”, manifesto da música local: “Se o meu sorriso não te envolve/ e se eu passo e nem me olhas/ quero ver se segurar/ quando meu carimbó tocar”Ney Matogrosso é o convidado da empoderada “Ela” (“mulher, mulher, mulher, mulher/ dona do próprio corpo/ ela sabe o que quer”), com guitarra de Felix Robatto.

“Lágrimas nos olhos, coração na boca, arrepio na cabeça. Era assim que eu estava assistindo esse grande artista gravar uma música minha no meu disco novo”, exulta ela no texto de apresentação.

De voz límpida e maleável, Lia fez ainda uma versão de “Tuyo” (“Teu”), tema do Los Hermanos, Rodrigo Amarante, para a série “Narcos”, levada entre bongôs e mariachis. Paulinho Moska participa da agalopada “Me beija”, crivada de sopros e o virtuose violonista paraense Sebastião Tapajós encordoa a langorosa “Eu me chamo Amazônia”: “Não me provoca/ eu sou filha da floresta/ e se o vento me sopra/ eu faço pororoca”



Fonte da imagem: https://goo.gl/yvv7qb 

Comentários

Divulgue seu lançamento