Faixa a Faixa

Dobrando aquela esquina entre o samba e o jazz

sexta, 22 de janeiro de 2021

Compartilhar:

Quando eu vi o Bezerra da Silva, sambista ícone da malandragem, dividindo o palco o Barão Vermelho, comprovei uma velha tese de que o samba e o blues, o samba e o jazz, possuem mais afinidades do que supões nossa vã filosofia. E como não acrescentar a essas confluências as harmonias da Bossa Nova ou o Sambalanço ou Sambajazz dos anos 1960? Estamos tratando de ritmos essencialmente negros, que nascem do improviso e que são cantos de libertação desse povo seja aqui, nos Estados Unidos ou na África.

O guitarrista, cantor, compositor, arranjador e produtor Cláudio Jorge sabe disso e dobrou aquela esquina do samba com o jazz para produzir um dos álbuns mais festejados do ano de 2020, tanto que foi escolhido  como o melhor álbum de samba do Grammy Latino do ano passado. Estamos falando deSamba Jazz de Raiz, quarto trabalho de estúdio deste experimentado  músico que acumula colaborações e parcerias com grandes nomes da MPB, além de ter integrado o celebrado projeto Batacotô nos anos 1990.

Samba Jazz de Raiz é o episódio desta semana do podcast Faixa a Faixa e nele o artista conta em detalhes tudo o que envolve este belo trabalho. O programa pode ser ouvido nas plataformas Spotify, Deezer, Anchor e CastBox.

Boa audição! 


Comentários

Divulgue seu lançamento