Música

Mauro Brucoli lança CD de Violoncelo Solo

domingo, 25 de outubro de 2020

Compartilhar:

Acaba de ser lançado o CD "Mauro Brucoli Violoncelo Solo", disponível nas plataformas digitais. O músico ouvia desde cedo LPs de violoncelistas que tocavam as obras de Britten e Kodály. Agora, com carreira consagrada, achou que seria o momento de ter um CD somente com seu instrumento.

No CD estão a "Suíte para Violoncelo Solo nº 1 opus 72" do britânico Benjamin Britten, com 9 movimentos (1913-1976) e a "Sonata para Violoncelo Solo Opus 8" do húngaro Zontán Kodály (1882-1967) com 3 movimentos.


Todas as peças compostas para Violoncelo Solo a partir do século XX são inspiradas, de alguma forma, nas fantásticas Suítes para Violoncelo Solo, do consagrado Johann Sebastian Bach. É o caso das duas composições que podem ser encontradas neste álbum: "Suite No.1", "Op.72", de Benjamin Britten, e "Sonata Op. 8", de Zoltán Kodály.

Britten não só se inspirou nas suítes de Bach para escrever as suas próprias, como também se deixou influenciar pelas interpretações calorosas do amigo e magnífico violoncelista russo Mstislav Rostropovich, para quem escreveu as "Três Suítes para Violoncelo Solo". A primeira delas, "Suite No. 1, Op. 72", interpretada neste álbum, lembra na forma das obras do compositor barroco, que continham um prelúdio e os demais movimentos inspirados em ritmos e danças da época. Britten expõe um "canto primo" sonoro no início e explora quase todas as possibilidades do instrumento nos demais movimentos, entre os quais n?o há intervalos. 

Foto: Marcelo Donatelli/Divulgação

Nas três últimas faixas deste álbum, a "Sonata Op. 8", de Kodály, além da inspiração em Bach, guarda, de maneira geral, influxos da música clássica ocidental, à qual se misturam temas folclóricos da cultura húngara. Kodály usa todo o seu conhecimento para criar esta magnifica composição, que se tornou obrigatória no repertório dos mais famosos violoncelistas da sua época e da atualidade. 

No conjunto, Mauro Brucoli oferecer aos ouvintes, a partir de duas primorosas composições para violoncelo do século XX, a elevada experiência de transitar pela atemporalidade da obra de Johann Sebastian Bach.

Ouça agora o álbum (clique aqui!) 

Encaminhado: Miriam Bemelmans

Comentários

Divulgue seu lançamento