Nãnan Canta África: Homenagem Aos 100 Anos de Nelson Mandela

quarta, 07 de novembro de 2018

Compartilhar:

No dia 09 de novembro, a Sala Baden Powell na Casa da Bossa, em Copacabana convida a cantora e percussionista Nãnan e sua banda de Brasília para apresentação única do show “Nãnan Canta África - Homenagem aos 100 anos de Nelson Mandela”.

Para a ocasião, artistas cariocas serão convidados especiais para subir ao palco e fortalecer a conexão musical entre o eixo RJ-BSB. Entre os dias 07 e 10, a artista vai oferecer ao público e a comunidade oficinas de percussão, canto e danças africanas.

Nãnan Matos é uma presença. Alegre, vibrante, contagiante, é mulher preta, artista de brilho único e carisma extraordinário. Sua expressão, sem renunciar à brasilidade, vem construindo pontes entre o Brasil e a África, a dança e o canto, o canto e o batuque. Em 2012, Nãnan fundou em Brasília o grupo informal de estudos, performances e ativismo sócio-político, batizado de Foli Ayê - que em malinké significa “Ritmo da Vida”.

O grupo dedica-se há seis anos à promoção da cultura negra e fortalecimento da ponte África-Brasil, abordando de forma engajada as práticas artísticas do Oeste Africano. Dentre os grupos nacionais que realizam a pesquisa, o grupo é o mais antigo representante do Centro Oeste brasileiro, o que nos atribui importante papel de mantenedores de um acervo cultural milenar. E como agente intermediador dos mestres e professores no Brasil e África, já produziu workshops de grandes personalidades consagradas como: Luciane Ramos e Fábio Mello (São Paulo), Erick Djembe (Estados Unidos), Loua Oulai (Costa do Marfim) e Djanko Camará (Guiné). Como missão, Foli Ayê, leva um novo olhar para se educar, cultuar e transcender - que nos convoca a saber e a dançar tanto a nossa ancestralidade quanto o nosso próprio tempo.

Nãnan - Em seu repertório pesquisa músicas de raiz, mas sua interpretação é contemporânea, autêntica, traz temas atuais para as suas performances ricas em tambores, danças, cantos étnicos e novas composições. Com presença de palco alegre, dançante e atraente faz de seus shows uma festa envolvente para qualquer tipo de público. Além de cantora, Nãnan é arte-educadora que desenvolve trabalhos de pesquisas e práticas musicais há mais de 10 anos no Distrito Federal, cuja experiência e formação artística a fez especializar-se em música tradicional africana e afro-brasileira. Desde 2012, oferece à comunidade de artistas, pesquisadores e interessados à formação pontual e continuada de dança, canto e percussão no Plano Piloto e Entorno, sendo também a única mulher percussionista do Centro-Oeste do Brasil que promove profissionalmente a cultura do Oeste Africano. Nãnan já apresentou suas atividades e de seu grupo Foli Ayê em mais de dez estado brasileiros além de Nova Iorque.

Sobre a atuação da proponente ressaltamos, ainda, as seguintes ações:
- Ganhou, em 2012, o Prêmio para Agentes Jovens da Cultura, por meio do Ministério da Cultura.
- Recebeu, também em 2012, o Prêmio de Melhor Intérprete no FINCA/FLAAC – Festival de Música da Universidade de Brasília.
- Venceu, na categoria de Júri Popular, o Prêmio Tom Jobim da Música Brasileira, realizado pelo SESC/DF.
- Foi contemplada no Edital de Intercâmbio Cultural 2013 – Conexão Cultura FAC/DF (2013) para participar das atividades da primeira edição do Stage Camp África Raices.
- Participou da performance do grupo Patubatê da 14ª Edição do Going to Brazil - evento da ´promoção do Brasil, na Copa do Mundo de 2014, realizado em Nova Iorque(EUA).
- Foi idealizadora, coordenadora geral e diretora musical do projeto Tradição Viva, um teatro musical realizado no ano de 2014/2015 com o apoio do FAC/DF, que reuniu um acervo de diversas linguagens da cultura afro-brasileira - com o objetivo de ressaltar mitos e histórias tradicionais da cultura africana apagados do imaginário social brasileiro. (Link para projeto: https://vimeo.com/138340459).
- Em 2015, se apresentou no Festival AfroLatinidades e na FUNARTE, pelo SERNEGRA, onde estreou o show MA BINU.
- Fez a abertura solene da Reunião para América Latina e Caribe na qual, a ONU instituiu a Década Internacional de Afrodescendentes, em 2015.
- Abriu o show da cantora Rita Ribeiro, no Reveillon/2016 pela SECULT-DF.
- Em 2016, a artista participou junto, à NISSAN e ao Grupo Patubatê, do Revezamento Oficial da Tocha Olímpica - Rio 2016.
- Apresentou - nas edições de 2016, 2017 e 2018 - o show de encerramento do maior festival de música africana da América Latina, o Stage Camp África Raices, além de promover oficinas de cantos afro- brasileiros, rodas de coco, brincadeiras do saber popular para crianças e colaborar com artistas e educadores consagrados de vários países e estados.
- Abriu o show de João Donato, pelo Festival Batida Afro/CCBB, 2016.
- Fez a abertura do Prêmio Transformadores Sociais/2016 - da Revista TRIP, no Parque Ibirapuera/SP ao lado de Leny Andrade e Sidney Magal.
- Em 2017, foi o recorte do quadro “Sotaques Farm”, onde concedeu entrevista ao site oficial da grife, em reconhecimento a sua trajetória.
- Apresentou, ao lado do pianista Zé Manoel, no Aniversário de Independência de Gana e na mesma ocasião - a posse da embaixatriz Abena Busia, em 2018.
- Em 2017, foi convidada para participar do reality show internacional “The Voice Brasil”, e imprimiu sua voz e figura em rede televisiva nacional em 3 edições.
- Estreou o projeto de oficinas “Afro Flow Yoga” - na 14ª edição do Festival Universo Paralello, em 2018.

Em destaque, o trabalho artístico desenvolvido por Nãnan tem alcançado repercussão internacional, como indica o artigo recém-publicado do professor de Ciência Política na Universidade de Oxford - Timothy Power – sobre o sistema político brasileiro. Na seção em que trata da luta dos afrodescendentes, aparece uma foto e menção dos projetos socioculturais coordenados por Nãnan. Esse livro-texto é um dos livros mais usados em aulas de ciência política nos EUA: http://www.mypearsonstore.com/bookstore/comparative-politics-today-a-world-view-0134639782

Ainda, para 2018, Nãnan já é atração confirmada nos eventos:
- OMS - Abertura do Congresso em Defesa do SUS - na AMBr.
- Festival Encontro de Culturas - Chapada dos Veadeiros/GO
- Bienal Do Livro / Centro de Convenções Ulysses Guimarães
- Casa da Bossa, RJ.
- SERNEGRA - FUNARTE/DF.
- Turnê de verão - Bahia (2019). A atuação de Nãnan Matos e do grupo Foli Ayê promoveu e promove ações no mercado cultural do Distrito Federal e Nacionalmente que privilegiam a difusão e divulgação da cultura negra, como:
- Fábio Mello (São Paulo) - convidado por Nãnan para realizar oficina de djembê, no Instituto Comunidade Praia Verde, em 2008.
- Luciane Ramos (São Paulo) - em Brasília, participou, durante 01 semana, da preparação corporal dos dançarinos do musical Tradição Viva, em 2014, à convite de Nãnan.
- Djanko Camará (Guiné) - oficina de percussão e dança da Guiné, no Integral Bambu, em 2016, à convite de Nãnan.
- Erick Djembe (Estados Unidos) - participou das aulas do grupo Foli Ayê, durante 01 mês, no IFB - campus Brasília, em 2017.
- Loua Oulai (Costa do Marfim) - shows e oficina de percussão e dança da Costa do Marfim, na UnB-DF, Paranoá e Taguatinga, em 2018, realizado por Nãnan Matos.
- A capacitação e contratação da comunidade negra, tanto para os projetos de ações continuadas, oficinas pontuais e para os shows realizados da artista, cumprindo diversas funções no projeto artístico como direção musical, produção executiva, músicos e equipe técnica.
- Parcerias com outros(as) artistas da cidade para compartilhar informações, aprimorar a técnica relacionada à música e dança do oeste africano e posteriormente, indicando os artistas após o processo de formação, para outros trabalhos.
- Nas atividades realizadas pela artista ou pelo grupo Foli Ayê, oferece bolsas para mulheres e jovens negras.
- Promove a acessibilidade e possibilidades de inclusão social, levando as oficinas pontuais para comunidades em situação de vulnerabilidade social e capacitando profissionalmente os envolvidos para atuação em setor artístico, seja na dança, no canto ou na percussão.
- Atualmente, oferece aulas regulares para a comunidade e artistas na Escola Classe 115 norte - Asa Norte, e está capacitando novos professores, tutores, dançarinos e percussionistas para atuação e parcerias no mercado cultural do DF.

PROGRAMAÇÃO - SHOW:
Abertura: Grupo Dembaia
Show Nãnan: 20:30
Sound-check: 16h ou 18h (p/ ficar direto)

OFICINAS:
07 de novembro 2018, às 19h30
Vivência em Cantos Ancestrais (africanos)
08 de novembro, às 19h30
Oficina de Percussão Afro
10 de novembro, às 16h
Oficina de Dança Afro
Inscrições:
30,00 - oficina individual
80,00 - pacote com as 3 oficinas

FICHA TÉCNICA:
Nãnan Matos (voz)
Henrique Alvim (guitarra)
Rafael Cruz (baixo)
Luiz Ungarelli (percussão)
Renato Galvão (bateria)
Produção artística: Luna Moreno
Roadie: Luciano (Lucius)

SERVIÇO:
Evento: “NÃNAN CANTA ÁFRICA - HOMENAGEM AOS 100 ANOS DE
NELSON MANDELA”
Linguagem: Música afro-brasileira, africana - com a fusão musical “afro-futurista”
Data: 09 - Sexta
Horário: 20h30
Local: Sala Municipal Baden Powell
Endereço: Avenida N. Sra. de Copacabana, 360 – Copacabana – RJ
Telefones: (21) 2547-9147 / (21) 98675-4222
Valor do Ingresso: R$ 30,00 (inteira) – R$ 15,00 (meia)
Local de venda: Ingressos à venda na bilheteria do teatro de 4ª a
domingo das 14h30 às 21h
Classificação: Livre
Duração: 90min
Cartões de Débito: Não
Acessibilidade: Sim
Estacionamento: Não
Lotação: 469 lugares


Encaminhado por: Assessoria de Imprensa Sala Municipal Baden Powell
Fonte da imagem: foto divulgação


Comentários

Divulgue seu lançamento