MPB com tudo dentro

Dóris Monteiro, Uma Diva Moderna da Era do Rádio (parte 1)

quarta, 24 de outubro de 2018

Compartilhar:

Foi caminhando contra a moda da época que uma preciosidade da música brasileira se revelou, a Diva Moderna da Era do Rádio, Dóris Monteiro.

Uma menina mulher de pequena voz se tornaria uma das grandes vozes do cenário musical a partir dos anos 40. Com uma história de vida nada fácil, Dóris quase partiu quando criança, sem deixar sua marca sonora em terras brasileiras e, quem diria, fora impedida quando crescida também, pois o pai adotivo, português convicto de que música não era uma profissão valorizada, não queria permitir que sua filha se entregasse aos encantos dos acordes artísticos sem reputação.

Mas a música era o seu destino e, um bom conselheiro amigo de seu pai, lhe mostrou o caminho que seria a essência da Diva. A cantora então apaixonou-se pela música moderna de Dick Farney, Lúcio Alves, Ella Fitzgerald e Nat King Cole, que tornaram-se exemplos musicais para a artista.

No começo de sua carreira, a intérprete começou a cantar Fado, em homenagem a sua mãe e, investiu também em músicas francesas, língua que aprendeu com a mesma. Com sua doce voz e seu conceito diferencial, a menina participou de programas de concursos televisivos, como o Papel Carbono, e acabou ganhando em primeiro lugar. Estava oficialmente escrito o seu destino que, por insistência da mesma, também correu atrás e bateu nas portas de pessoas como Alcir de Gerard, para dar uma força em sua carreira dos sonhos.

A partir desse momento a vida de Dóris Monteiro nunca mais foi a mesma. Lançou músicas de grandes nomes da composição nacional como Tom Jobim e Dolores Duran, teve um programa com seu ídolo Lúcio Alves, sua primeira gravação registrada em disco foi presenteada com um arranjo do saudoso Radamés Gnattali e, tendo sido muito criticada por um dos maiores estudiosos e críticos da MPB, ganhou do mesmo, em 1955, o prêmio de “Melhor cantora do ano”, conquistando o coração e os ouvidos de Silvio Tulio Cardoso. 

Essa história é emocionante e grandiosa, cheia de vitórias e conquistas, obtidas através de lutas contra os obstáculos. Conheça mais sobre a majestosa Dóris Monteiro e reviva sua vida nesta entrevista proporcionada pelo jornalista Rodrigo Faour. Assista a primeira parte desta memória musical!




Comentários

Divulgue seu lançamento